COMO LIDAR COM A ANSIEDADE

  • Home
  • COMO LIDAR COM A ANSIEDADE
Shape Image One
COMO LIDAR COM A ANSIEDADE

– Cada vez mais os estudantes relatam que sofrem com a ansiedade! Vamos tentar te ajudar com este texto a enfrentar este problema!

A cada dia que passa, mais pessoas sofrem com a ansiedade!

Assim, só no Brasil, são mais de 13 milhões de pessoas que sofrem com os distúrbios de ansiedade!

A ansiedade pode atrapalhar os seus relacionamentos, o seu desempenho profissional, a sua saúde emocional e física!

Deste modo, é muito comum que os estudantes, pelas exigências cada vez maiores da vida acadêmica, relatem estarem sofrendo com os estes problemas de ansiedade,

Este texto quer te ajudar e, para isso, vamos dar algumas dicas de como lidar com a ansiedade.

O transtorno de ansiedade se carateriza, principalmente, pelas frequentes sensações de medo, inquietação. Desta maneira, quem sofre com a ansiedade reporta que as atividades são mais difíceis de ser realizadas e a sensação constante de se estar ‘no limite’.

Fique conosco e aprenda algumas dicas de como lidar com a ansiedade!

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE – Busque ajuda profissional!

Em primeiro lugar, este texto não quer se servir a ser um auxílio ao diagnóstico, nem uma ferramenta que substitua o tratamento e acompanhamento profissional!

Desta maneira, a nossa primeira recomendação de como lidar com a ansiedade é que você procure ajuda profissional!

Muitas pessoas pensam que os problemas que acometem o nosso psicológico e emocional não são tão graves quanto as doenças e problemas físicos, mas isso não é verdade!

A ansiedade pode ser tão debilitante quanto qualquer doença!

Desta maneira, pode haver o sentimento de que é plenamente possível lidar com qualquer problema de ansiedade sozinho, sem a ajuda de ninguém. Entretanto, a psicoterapia pode ser de grande ajuda, e talvez a única opção, quando a ansiedade te impede de trabalhar, estudar  e realizar os seu sonhos.

Deste modo, busque ajuda!

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE – Pare com a ‘ruminação mental’ e esteja no presente.

A ansiedade traz a sensação de que jamais vamos deixar de pensar nos erros que cometemos no passado e de que estamos fadados a repeti-los.

Ela também causa a sensação de grande preocupação para com o futuro, e nos pegamos pensando em tudo o que pode dar errado.

Uma das maneiras de como lidar com a ansiedade e estar focado em suas atividades do presente, viver o presente de maneira plena.

Desta maneira, mantenha-se focado em seu presente a na sua atividade, e pare de pensar em tudo o que já lhe aconteceu de errado e tudo o que poderá acontecer de ruim.

Assim, muitos estudos apontam que esta ansiedade voltada para o passado e para o futuro nos deprime e pode nos privar de realizar uma atividade do momento ou de vivermos o nosso dia plenamente.

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE – Nunca se esqueça de seus objetivos e seus propósitos.

O sofrimento com a ansiedade muitas vezes advém do fato de não estarmos totalmente conscientes de nossos propósitos e objetivos.

Desta maneira, parece que nada do que fazemos tem importância real, ou que não causam nenhuma mudança, ou que não fazem diferença alguma.

Deste modo, uma das melhores maneiras de como lidar com a ansiedade é ter firmes propósitos, e estar consciente sempre deles.

Num estudo bastante famoso, o psiquiatra Viktor Frankl estudou a experiência dramática de se estar em um campo de concentração. Ele mesmo passou anos como prisioneiro e começou a notar os traços de personalidade que faziam com que outros prisioneiros se motivassem a sobreviver aquela experiência terrível.

Ele notou que aqueles mais motivados, mesmo numa experiência tão desesperadora, eram aqueles que viam propósito e um claro sentido em suas vidas, sendo este sentido direcionado tanto para a realização de algo relevante, significativo e que faça a diferença.

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE – A importância da atividade física.

A saúde mental está intimamente conectada com a saúde física.

Elas são codependentes e, portanto, manter hábitos saudáveis e salutares pode ser uma grande ferramenta em como lidar com a ansiedade.

Em diversos estudos, foi atestado que a atividade física, realizada de maneira regular, reduzem de maneira drástica os sintomas da depressão e ansiedade em todos os participantes das pesquisas.

A prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis auxilia muito na clareza de pensamento, que é tão necessária para aqueles que sofrem com a ansiedade.

Isto acontece porque as atividades físicas liberam, em seu cérebro, os hormônios e as substâncias que estão relacionadas ao bem estar e ao prazer!

Mantenha-se sempre em atividade e tenha hábitos saudáveis!

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE  – Repare no que está pensando!

A ansiedade se caracteriza por aquela enxurrada de pensamentos e sentimentos negativos que invadem a nossa mente sem sobre aviso e tornam as atividades mais simples em verdadeiros martírios.

Mas como lidar com a ansiedade se estes pensamentos e sensações vêm sem que tenhamos controle sobre eles?

Não é fácil ter que lidar com estes sentimentos, mas existem algumas coisas que você pode fazer.

Não há nada que possamos fazer com aquilo que sentimos, certo? Nós apenas sentimos, e isto não está sob nosso controle. As nossas sensações são independentes e nos chegam sem controle. No entanto, se você não pode evitar de sentir estas sensações de medo e pessimismo você pode não consentir neste tipo de situação.

Muito da ansiedade vem do fato de que nos conformamos a estas sensações, e logo nos vemos aderindo à elas com total certeza. No entanto comece, a partir de agora, a notar quando estes pensamentos negativos vem. Você ainda irá senti-los, mas não é obrigado a consentir neles!

Se a sensação de que tudo dará errado vem, pergunte-se a si mesmo: “Quais as razões que tenho para sentir isso?”.

FALE COM A TCC SUPORTE

A ansiedade, principalmente na vida do estudante, vem se tornando um problema cada vez maior.

As exigências, cada vez maiores, da vida acadêmica, podem fazer com que muitos alunos e estudantes não possam exercer o seu potencial de forma plena, por conta da ansiedade causada por este tipo de pressão.

Se você está tendo dificuldades para fazer o seu trabalho acadêmico, fale com a TCC SUPORTE! Vamos tentar aliviar um pouco desta pressão e deste peso da vida acadêmica!

Para saber mais, clique AQUI! Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *