DICAS PARA ESCREVER UM ARTIGO

  • Home
  • DICAS PARA ESCREVER UM ARTIGO
Shape Image One
DICAS PARA ESCREVER UM ARTIGO

– Confira agora as melhores dicas para escrever um bom artigo acadêmico! Com essas dicas, fazer o seu artigo acadêmico será muito fácil! Este texto vai te ensinar alguns dos melhores macetes para finalizar um artigo de maneira rápida e fácil. Leia já, e aprenda tudo sobre isso?

Está tendo dificuldade para escrever o seu artigo acadêmico? Este texto pode te ajudar?

Os artigos acadêmicos são trabalhos frequentemente requisitados durante os cursos de graduação, por diversos professores e disciplinas.

No entanto, ocorre que não muito frequente os alunos serem ensinados a como fazerem os seus artigos acadêmicos! As disciplinas de metodologia científica, por muitas vezes, apresentam o conteúdo de maneira confusa, e muitos alunos acabam tendo muita dificuldade para escreverem os seus artigos acadêmicos.

Os artigos também podem lhe servir para o ramo da pesquisa acadêmica, projetos de iniciação científica, entre muitas outras coisas.

Assim, com essas dicas para escrever um artigo, você poderá reparar que escrever o seu artigo será muito mais fácil.

Um artigo é uma produção acadêmica com o fim de expor algum tema, com o objetivo de expor as opiniões do autor através de uma pesquisa realizada sobre este dado assunto.

Vamos aprender como fazê-lo de uma maneira mais rápida!

DICAS PARA ESCREVER UM ARTIGO – Esteja familiarizado com as normas da ABNT!

As normas ABNT são normas de escrita e produção acadêmica, que visam padronizar o seu trabalho através de uma estrutura pré-definida.

Lembre-se sempre que os artigos acadêmicos devem seguir também uma estrutura formal de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Desta maneira, a primeira das dicas para escrever um artigo é estar familiarizado com as normas ABNT para trabalhos científicos.

Esteja atento às normas que são geralmente esquecidas como tamanho das margens, o espaçamento entre palavras e as normas gerais para citação e paráfrase num artigo científico!

Deste modo, existem alguns manuais que podem simplificar muito as principais regras ABNT, você pode pesquisá-los muito rapidamente na internet!

É muito frequente que certos artigos sejam recusados pela falta do cumprimento destas normas, que podem parecer supérfluas, mas contam muito para uma boa avaliação de seu trabalho.

Assim, não se esqueça: trabalhe com arquivos de texto que já estejam formatados para a escrita de seu artigo de acordo com as Normas ABNT, isto tornará o seu trabalho muito mais rápido e mais fácil !

Vamos agora a mais algumas dicas sobre a escrita de seu trabalho.

DICAS PARA ESCREVER UM ARTIGO – Escreva a Introdução por último!

Pode parecer um pouco contraditório, mas sempre procure escrever a introdução de seu artigo por último!

Apesar de ser o primeiro elemento realmente textual de seu trabalho, é muito melhor e mais fácil que você o faça por último!

A introdução tem a função de, justamente, introduzir o assunto e a temática de seu artigo, mas também de descrever exatamente o que será desenvolvimento nele.

Deste modo, essa é uma das dicas para escrever um artigo que poucos professores vão te contar!

Escreva a sua dissertação quando todo desenvolvimento de seu trabalho estiver completo! Será muito mais simples de apresentar os conteúdos quando eles estão já completamente desenvolvidos em seu trabalho!

DICAS PARA ESCREVER UM ARTIGO – Como escolher um tema para meu artigo?

Esta pode ser uma das dicas para escrever um artigo mais importante e mais negligenciadas!

Saber escolher um bom tema é essencial para o seu trabalho acadêmico!

Afinal de contas, o seu tema irá determinar todo o desenvolvimento textual de seu artigo!

Assim, procure um tema que seja específico. Busca-se, no artigo, uma reflexão bem delineada e localizada sobre um tema, através de um enfoque analítico! Não é função de um artigo ser um trabalho muito amplo ou extenso!

Deste modo, procure por temas que podem ser tratados de maneira específica e com profundidade!

É importante, também, que seu artigo trate de temas relevantes! Procure os temas que são mais discutidos em sua área de conhecimento, ou aqueles que estão mais evidência, mais atuais!

A familiaridade com o tema também pode ser importante para facilitar o seu trabalho, fique ligado!

DICAS PARA ESCREVER UM ARTIGO – O melhor modo de se utilizar as fontes bibliográficas!

Já temos um texto em nosso blog explicando Como encontrar as melhores fontes bibliográficas para qualquer trabalho acadêmico!

Isto também pode ser uma das dicas para escrever uma artigo mais importante.

Trabalhar com boas fontes vai te ajudar muito na escrita de seu artigo, afinal de contas trata-se de um trabalho acadêmico científico que precisa ser bem fundamentado!

Deste modo, utilize-se sempre das fontes mais confiáveis possíveis para o seu trabalho.

Uma boa dica, portanto, é não depender apenas de livros como fontes bibliográficas, mas também procurar por outros artigos sobre seu tema, em periódicos, revistas, etc.

As ferramentas digitais podem te ajudar muito! Veja, em nosso blog, como o Scielo e o Google Scholar podem te ajudar a encontrar as fontes para o seu trabalho!

DICAS PARA ESCREVER UM ARTIGO– Planeje tudo!

Planejar todo o seu artigo antes de escrevê-lo pode ser a melhor das dicas para escrever um artigo.

Desta maneira, para planejar bem o seu trabalho, siga estas dicas.

1) Encontre um bom tema. Tente formular um problema para o seu trabalho através de uma frase. Este problema, esta pergunta, será o tema de seu trabalho

2) Estabeleça os objetivos de seu trabalho. Pegue o tema geral, pensando no item e 1 e pense: o que devo fazer para resolver este problema?Estes passos para a resolução do problema serão os seus objetivos específicos. Transforme cada objetivo específico em uma seção, ou capítulo de seu artigo!

3) Pense, desde o início, nas possíveis conclusões! É importante que as hipóteses de resolução dos problemas pesquisados já tenham sido aventadas antes! Isto fará com que concluir o seu artigo seja muito mais fácil!

FALE COM A TCC SUPORTE

Está tendo dificuldades para fazer o seu artigo científico!

É muito comum que a acumulação de tarefas, prazos, avaliações, durante o curso da graduação possa impossibilitar que façamos um artigo da maneira que gostaríamos!

É para isso que existe a TCC SUPORTE! A consultoria acadêmica mais qualificada e mais experiente do mercado! Para saber mais, clique AQUI! Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *