HÁBITOS PARA MELHORAR A MEMÓRIA

  • Home
  • HÁBITOS PARA MELHORAR A MEMÓRIA
HÁBITOS PARA MELHORAR A MEMÓRIA

Ter uma boa memória pode ser essencial para uma vida de estudos! Neste texto, vamos ensinar alguns hábitos e dicas que podem te ajudar a manter a memória funcionando bem. São dicas fáceis e práticas que podem te ajudar a manter uma boa memória!

Melhorar a memória só irá te ajudar!

Ainda se tratando de uma vida de estudos! Para aumentar o seu desempenho e produtivo nos estudos, uma boa memória poderá ser fundamental.

Neste texto de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância da memória e de como adquirir certos hábitos que lhe ajudarão a ter uma memória melhor e mais funcional!

Desta maneira, através de algumas dicas práticas, vamos ensinar algumas práticas que vão estimular a sua mente, visando melhorar a sua capacidade de armazenar mais informações, e poder utilizá-las em sua vida de estudos!

Vamos mencionar hábitos que envolvem alimentação e sono, por exemplo!

Ademais, falaremos sobre algumas técnicas de memorização e armazenamento que poderão lhe ajudar a ter uma memória melhor!

Em primeiro lugar, as nossas dicas se voltam para o uso dos estudantes em geral, mas podem ser adotadas por qualquer pessoa que queira melhorar a sua memória!

Para acompanhar mais textos sobre rotina de estudos, técnicas de estudo e dicas para estudantes, confira o blog da TCC SUPORTE.

São textos diários que vão te ajudar a ter uma vida de estudos melhor e mais produtiva!

HÁBITOS PARA MELHORAR A MEMÓRIA A curva de esquecimento e a importância da revisão!

O segredo para uma boa memória é fixação e repetição!

A verdade é que, comprovadamente, o nosso cérebro não é programado para manter e armazenar um grande grupo de informações num curto prazo!

Desta maneira, muitos estudos indicam que o conteúdo que estudos num dia já é esquecido numa proporção de 50 por cento, já no dia seguinte!

Esta é a chamada curva de esquecimento e pode ser um grande problema para a vida do estudante, afinal de contas, os conteúdos das matérias tem de ser memorizados e fixados!

Deste modo, o melhor dos hábitos para melhorar a memória e mitigar os efeitos da curva de esquecimento é através da revisão das matérias!

Assim, neste blog já falamos dos melhores modos para realizar a revisão dos conteúdos!

O segredo é realizar revisões, de maneira intercalada, em curtos espaços de tempo!

A revisão pode ser uma breve olhada num conteúdo já estudo, para que as matérias e informações fiquem retidas por mais tempo na sua memória!

Desta maneira, para não esquecer de um conteúdo, a revisão é essencial!

HÁBITOS PARA MELHORAR A MEMÓRIA – Mantenha a mente sempre ativa e faça jogos de memória!

Tum dos melhores hábitos para melhorar a memória é sempre manter a cabeça ativa e realizar, com uma certa frequência, a memória!

Desde sempre, alguns jogos são utilizados para que certas áreas do cérebro sejam mais estimuladas, e existem diversos jogos e práticas que podem estimular a área relacionada com a melhora.

Por toda a vida você poderá se beneficiar deste estímulo a memória, e não só na infância, como é sugerido.

Desta forma, atividades que ajudam a desenvolver as suas habilidades mentais e de raciocínio podem ser uma boa alternativa par que você treina a sua memória.

Ademais, manter a mente sempre ativa através de jogos e técnicas de memorização irá lhe ajudar com a sua capaciade de se manter focado e dedicado em suas atividades!

Desta maneira, mantenha a mente sempre ativa e funcionando, nada de preguiça!

HÁBITOS PARA MELHORAR A MEMÓRIA A importância de seu sono!

Ter uma boa qualidade de sono é um dos melhores hábitos para melhorar a memória!

Recentemente, as áreas de medicina e outras ciências vêm descobrindo que o sono é um dos elementos mais importantes para o desenvolvido e manutenção de uma boa memória!

Ademais, uma boa recomendação é justamente realizar o estudo antes de dormir, pois é durante o sono que seu cérebro vai reorganizar as informações mais importantes adquiridas durante um dia para armazená-las em sua memória!

Assim, ter uma boa qualidade sono irá lhe ajudar bastante, uma vez que durante o sono seu cérebro trabalha ativamente para que as informações sejam armazenadas em seu cérebro!

Além do mais, ter um sono de qualidade ajuda a preservar as suas habilidades cognitivas e manter a concentração e a atenção durante o dia!

HÁBITOS PARA MELHORAR A MEMÓRIA –Faça atividades físicas !

Pode parecer que não há nenhuma relação, mas a atividade física e lutar contra o sedentarismo é um dos melhores hábitos para melhorar a memória.

Assim, o proverbial ‘mente sã em corpo são’ pode parecer trivial e clichê mas é muito verdadeiro!

O seu bem estar mental depende muito da saúde de seu corpo e de seu bem estar físico!

Um dos maiores fatores que podem afetar a sua memória é a presença de stress, causada pela liberação de cortisol em sua corrente sanguínea!

Altas quantidades de stress deterioram as suas capacidades cognitivas de maneira significativa e podem afetar muito negativamente a sua memória, fique ligado!

HÁBITOS PARA MELHORAR A MEMÓRIA– Técnicas de memorização!

Aprender algumas técnicas de memorização pode ser uma ótima maneira de começar a ter hábitos para melhorar a memória!

Se você gosta de ler, tente memorizar, por exemplo, seu poemas favoritos! A memorização de poemas curtos, ou trechos de livros favoritos pode te ajudar muito a melhorar a sua memória, e você pode começar a treiná-la com algo que goste!

Um dos métodos mais utilizados é a criação de mapas e esquemas mentais para a memorização! Esta é uma excelente técnica de organização mental que vai te ajudar a melhorar a sua memória, principalmente para os seus estudos!

Procure saber, também, sobre o método de locii! Este é um método muito antigo, que consiste na criação de lugares mentais, em que a informação que você precisa memorizar está!

Em próximos textos, poderemos falar apenas sobre estas técnicas e métodos, fique ligado!

FALE COM A TCC SUPORTE

A TCC SUPORTE oferece, há mais de uma década, o melhor serviço de consultoria acadêmica do mercado.

Se você está tendo problemas em terminar o seu trabalho acadêmico, entre em contato hoje mesmo com a gente!

Para saber mais, clique AQUI! Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *