Procurando por um modelo de resumo?

Um modelo de resumo (ou resumo) é um pequeno resumo que aparece no início de um documento mais longo, como, por exemplo, um artigo acadêmico, um mestrado ou uma tese de doutorado. Ele fornece uma visão geral das ideias e fatos contidos no trabalho como um todo, e torna mais fácil de entender. 

No Brasil, a estrutura acadêmica dos resumos é regida pela NBR 6028 da ABNT que distingue 3 tipos de resumos: a revisão crítica ou revisão que é uma análise feita por um especialista; o resumo indicativo que não contém dados quantitativos e qualitativos e, portanto, requer consulta aos documentos originais; e finalmente o resumo informativo que contém objetivos, metodologia, resultados e conclusões e, portanto, dispensa a consulta aos originais.

O que é?

Tanto no Brasil quanto no exterior, os trabalhos acadêmicos devem conter um resumo (ou resumo) no início do documento. Este breve resumo funciona como uma espécie de cartilha para seu trabalho, dando ao leitor uma rápida ideia do que está reservado para eles. Também é importante para ajudar na tomada de decisões sobre a leitura ou omitir o trabalho por completo.

Há dois tipos principais de resumos, o resumo simples e a versão expandida. O primeiro modelo de resumo é mais curto, com apenas uma ou duas páginas, enquanto o segundo pode chegar até cinco páginas e apresenta não apenas um resumo, mas também várias outras ideias importantes contidas no trabalho em questão. Outros tipos de modelo de resumo são científicos e clínicos, que são contribuições que podem ser apresentadas em reuniões e conferências, cartazes que descrevem descobertas científicas através de resumos gráficos (muitas vezes com imagens), e depois há outros textos.

Com isto em mente, trazemos aqui neste artigo dicas de como fazer um modelo de resumo expandido e simples, porque entendemos que, embora amplamente utilizado, muitos estudantes têm dificuldade em diferenciar os tipos de resumos e também em realmente fazer um. É importante tirar um momento e escrever um resumo do tema, focalizando as ideias principais. Temos algumas dicas para que seja mais fácil para você.

Quando você escreve um trabalho, uma das primeiras coisas que me vem à cabeça é: como devo escrevê-lo? Às vezes sinto que tenho muito pouco ou muito material para trabalhar. E depois há sempre a questão do plágio. E se eles descobrirem que eu usei as palavras de outra pessoa em meu artigo? Devo creditá-las? Ou simplesmente remover suas palavras? Não importa se você está escrevendo um ensaio ou um artigo científico – mesmo que seu propósito seja apenas obter créditos para seu curso – sempre ajuda ter alguns conselhos sobre como fazer com que pareça profissional.

Estrutura de um modelo de resumo

O número de palavras em um modelo de resumo varia de acordo com se será publicado em um artigo de revista ou revista científica, assim como algumas outras considerações. Os resumos de artigos e relatórios técnicos têm geralmente entre 100 e 250 palavras, enquanto as dissertações têm uma extensão entre 150 e 500 palavras. Os resumos de periódicos têm geralmente entre 50 e 100 palavras. A ABNT recomenda que você verifique as diretrizes de sua instituição antes de enviar um resumo acadêmico.

Você pode pensar que é óbvio, mas o processo de desenvolvimento de seu trabalho acadêmico pode fazer o resumo parecer “distante” e não representativo de sua pesquisa, metodologia, resultados e assim por diante. Os dados, hipóteses e raciocínios mudam à medida que o trabalho avança. Portanto, é melhor deixar isto para durar. É claro que há situações específicas em que é mais conveniente ou até mesmo necessário fazer um resumo antes; nestes casos, reveja e faça os ajustes necessários antes de enviar ou publicar.

Ao publicar seu modelo de resumo, é importante citar corretamente as fontes. A seção de reconhecimento do rascunho deve ser parte de seu trabalho e não um documento separado. Por favor, leia este guia para entender como citar corretamente suas fontes dentro de seu trabalho.

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