Psicologia temas atuais

  • Home
  • Psicologia temas atuais
Shape Image One
Psicologia temas atuais

Psicologia temas atuais

Psicologia temas atuais: Se você está buscando Temas atuais de Psicologia está no lugar certo, iremos abordar temas atuais em Psicologia para seu TCC.

Psicologia-temas-atuais-para-tcc

TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA – Temas atuais em Psicologia para o tema de seu TCC.

Neste texto procuraremos abordar temas atuais em Psicologia que podem ser trabalhados no seu Trabalho de Conclusão de Curso.

PORQUÊ ESCOLHER TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA?

Como destacado por nossa equipe em Temas para TCC em psicologia um dos elementos mais importantes para a escolha de um bom tema de TCC é a Relevância de seu tema.

Definitivamente, temas que se preocupam mais com assuntos atuais serão mais relevantes. Aqui, iremos elencar alguns temas mais atuais em psicologia. Uma excelente ferramenta em que você mesmo pode conferir os temas atuais a serem tratados em qualquer área é o Scholar Google. Esta ferramenta reúne diversos artigos científicos e muitos outros trabalhos na área acadêmica estão trabalhando.

Nesse sentido, tentaremos auxiliar você, mostrando exemplos de temas atuais em psicologia que estão sendo discutidos de maneira mais prolífica na academia.

Antes de tudo, vamos resumir algumas dicas básicas que já demos anteriormente em Temas para TCC em psicologia quanto à escolha de qualquer tema para seu TCC.

DICAS DE COMO ESCOLHER O SEU TEMA

  • Primeiramente, já tenha pesquisado e se informado sobre as áreas com as quais você tenha tido mais afinidade durante seu processo de graduação.
  • Assim, compare todas áreas com aquelas com que a menos se interessa.
  • Depois de haver avaliado todas as suas opções, pense, por exemplo, na relevância e uso prático de seu tema: em que área a sua pesquisa pode contribuir mais, no mercado de trabalho, por exemplo.
  • Nesse sentido, procure algumas produções científicas sobre os temas que você sente mais afinidade e tente encontrar algum aspecto particular que não foi ainda muito trabalho, para que seu tema seja novo e atraente para outros estudiosos.
  • Feito isso, tenha um extenso referencial teórico: artigos, livros, reportagens, outros trabalhos, para que seu texto tenha uma base teórica sólida.
  • Além disso, converse muito com o seu orientador. Em primeiro lugar, é importante um Orientador que possa lhe auxiliar neste tema, passar as instruções corretas para sua pesquisa. Isto é fundamental!

TCC EM PSICOLOGIA

Anteriormente, em outro texto de nosso site temas de TCC em Psicologia a equipe do TCC suporte já tratou de uma maneira bastante extensa de muitos dos temas que podem ser desenvolvidos no contexto de um trabalho de conclusão de curso na área de Psicologia.

 Portanto, se você ainda tem dúvidas de quais temas você pode abordar, confira em nosso site.

Primeiramente, vamos destacar aqui neste texto os temas mais atuais que estão sendo discutidos na área de psicologia e que podem servir como uma base para você desenvolver a sua pesquisa.

TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA

A princípio, num TCC em Psicologia, por exemplo, nota-se que certos assuntos predominam-se nas pesquisas. Na maior parte das vezes, dá-se muita importância para a prática da psicologia organizacional, da psicologia cognitiva, da psicologia social, da psicologia positiva, da psicologia jurídica, da psicologia humanista, entre muitos outros.

Deste modo, uma abordagem que pode trazer atualidade e relevância para seu tema é o método da interdisciplinaridade, que tem como conceito: “aquilo que é comum a duas ou mais disciplinas”. Em primeiro lugar, é uma proposta em que forma de pesquisar, estudar e ensinar, que leva, em primeiro lugar a construção do conhecimento.

Basicamente, é uma abordagem que tenta fazer das ciências um saber integral, relacionando diversas áreas em apenas um discurso. Comunicar as áreas da ciência tem sido uma abordagem bastante atual e bastante relevante, e pode ser um ótimo instrumento para sua pesquisa.

psicologia-atualidades-TCC

TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA: Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é aquela que estuda os fenômenos psíquicos que estão envolvidos nas organizações, primeiramente os relacionados à gestão dos recursos humanos.

Atualmente, a psicologia organizacional é a segunda área mais trabalhada da psicologia, isto evidencia muito a atualidade e relevância deste tema! Em primeiro lugar, a psicologia organizacional começou a se desenvolver à medida em que o trabalhador começa a ser visto como empregado, no ínterim das guerras mundiais, e tenta questionar justamente a estrutura organizacional do trabalho.

Dessa forma, as áreas mais trabalhadas na psicologia organizacional são: o recrutamento e seleção de pessoal, diagnóstico organizacional, a análise de cargos e salários, aplicação de testes psicológicos no trabalho, abordagens psicológicas do treinamento profissional, solução de conflitos entre funcionários, a projeção de sistemas avaliativos, ambientação organizacional e etc.

QUAIS TEMAS ATUAIS POSSO UTILIZAR EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL?

Por exemplo, temáticas mais específicas na área da psicologia Organizacional podem ser:

  1. Fundamentos da psicologia organizacional e do trabalho
  2. Desenvolvimento da psicologia organizacional no Brasil
  3. Regressão múltipla e hierárquica em Psicologia Organizacional
  4. Formação e atuação em Psicologia Organizacional
  5. Inventário de valores organizacionais.
  6. A Psicologia Organizacional e a Formação profissional
  7. A avaliação da profissão segundo os psicólogos organizacionais.
  8. Psicologia e profissão.
  9. Neurose profissional e o psicólogo organizacional
  10. Compromissos éticos na psicologia organizacional
  11. Qualidade de vida no trabalho
  12. Saúde mental e fenomenologia da psicologia organizacional
  13. A psicologia organizacional e a evolução da teoria administrativa.
  14. A psicologia organizacional das salas de aula
  15. Complexidade das organizações sob o ponto de vista da psicologia.
  16. Psicologia e gestão de pessoas
  17. A relação entre administração e psicologia

TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA: PSICOLOGIA SOCIAL

Em primeiro lugar, é a área da psicologia que se preocupa com os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas, isto é, se foca na experiência social que certo indivíduo adquire a partir de suas interações com os diversos meios sociais.

Ou seja, a psicologia social tem como objetos, principalmente os fenômenos psicológicos coletivos como o racismo, homofobia, fanatismo, terrorismo, o fenômeno da propaganda, dinâmicas de grupo, entre outros.

Principalmente, é uma ciência que tem como objeto as manifestações comportamentais que são provocadas pela interação de uma pessoa com seu grupo. Ou seja, como o “social” pode ser estudado a partir do caráter psicológico.

QUAIS TEMAS ATUAIS POSSO TRABALHAR EM PSICOLOGIA SOCIAL?

  1. Psicologia social e pesquisas de campo
  2. A relação entre psicologia social e saúde
  3. Feminismo e discurso de gênero na psicologia social
  4. Psicologia social comunitária profissional
  5. Interacionismo simbólico em Psicologia Social
  6. A humilhação e o bullying do ponto de vista social
  7. Construcionismo e práticas discursivas na psicologia social
  8. Representação social e a psicologia
  9. Psicologia social e formas de vida urbana e rural no Brasil
  10. A genealogia da psicologia social
  11. A psicologia enquanto ciência sociológica
  12. O compromisso social da psicologia
  13. Contribuição da psicologia para modelos sociais
  14. O fenômeno do racismo sob o ponto de vista da psicologia
  15.  Identidade de gênero e a psicologia social
  16. A psicologia das massas
  17. Teorias feministas e as representações sociais
  18. Psicologia comunitária
  19. Psicologia e desigualdade social.
  20. Psicologia social como psicologia política.

TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA

A psicologia cognitiva é área da psicologia que pretende estudar a cognição, ou seja, os processos psíquicos que fundamentam o conhecimento.

Em primeiro lugar, ela está muito relacionada à disciplinas da ciência cognitiva. Isto é, tem como objeto de estudo a atenção, a memória, a percepção, a representação do conhecimento, a criatividade, o raciocínio e a resolução de problemas, a capacidade de armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, e os processos mentais como um todo.

Definitivamente, a psicologia cognitivo é um dos temas e áreas mais recentes nas investigações da psicologia, tendo sido desenvolvida em maior parte no século passado, tentando compreender as relações entro o comportamento e as estruturas cognitivas do indivíduo, principalmente as relacionadas à memória, percepção, linguagem, pensamento, e representação do conhecimento, também havendo outra área que é a da própria Terapia Cognitiva.

assuntos-da-psicologia-que-as-pessoas-mais-se-interessam

QUAIS TEMAS ATUAIS POSSO TRABALHAR EM PSICOLOGIA COGNITIVA?

  1. Psicologia cognitiva da percepção
  2. Psicologia cognitiva da memória
  3. Psicologia cognitiva da representação do conhecimento
  4. Psicologia cognitiva da linguagem
  5. Psicologia cognitiva do raciocínio
  6. Psicologia cognitiva e religião
  7. A contribuição da psicologia cognitiva na atuação do psicólogo terapeuta
  8. Psicologia cognitiva e o ensino escolar
  9. Psicologia cognitiva e alfabetização
  10. Terapia cognitiva fundamentada em esquemas
  11. Avaliação psicoeducacional
  12.  Psicologia cognitiva e os aspectos neurológicos do conhecimento
  13. Psicologia, cognição e o sucesso profissional
  14. Neuropsicologia cognitiva
  15. Atenção e rendimento escolar: contribuição da psicologia cognitiva
  16. Psicologia cognitiva experimental
  17.  A cognição como resolução de problemas.
  18.  Terapia cognitiva e os transtornos de personalidade
  19. Psicologia cognitiva e epistemologia
  20.  A teoria da mente e a psicologia cognitiva
  21. A psicologia como ferramenta ao raciocínio.

TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA: PSICOLOGIA POSITIVA

Atualmente, a psicologia positiva é um movimento bastante atual na ciência psicológica que tem por objeto uma perspectiva mais aberta e apreciativa dos potenciais e capacidades humanas, objetivando temas como a busca pela felicidade humana.

Isto é, é a área da psicologia que tenta identificar os aspectos psicológicos e fenômenos psíquicos que levam a um modo de vida feliz e realizado. Em primeiro lugar estudam os aspectos que podem trazer a felicidade de forma mais efetiva como: a amizade, atividades voluntárias para o desenvolvimento de si, a relação familiar de apoio e as relações e interações sociais saudáveis.

Assim, também é uma área que tem como interesse preponderante a psicologia da saúde mental, da realização do indivíduo e da personalidade. É um dos temas atuais mais trabalhados na ciência psicológica.

temas-para-trabalho-de-psicologia-positiva

QUAIS TEMAS ATUAIS POSSO TRABALHAR EM PSICOLOGIA POSITIVA?

  1. Psicologia positiva e resiliência
  2. Psicologia positivo e o estudo do bem-estar subjetivo
  3. Psicologia positiva e psicologia da saúde
  4. Psicologia positiva e instrumentos de avaliação
  5. Relacionamento conjugal e a psicologia positiva
  6. A psicologia contribuindo para a felicidade
  7. A psicologia positiva e a experiência traumática
  8. Psicologia positiva e o envelhecimento saudável
  9. Bases teóricas do bem-estar
  10. Fundamentos psicológicos do otimismo
  11.  Psicologia positiva comunitária
  12. Psicologia positiva e as contribuições da religião
  13. Intervenções clínicas de psicologia positiva
  14. Saúde mental e relacionamento social
  15. A psicologia positiva e o desenvolvimento da empatia
  16. Tratamento de doenças neurológicas a partir da psicologia positiva

TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA: PSICOLOGIA HUMANISTA.

Em primeiro lugar, a psicologia humanista surge como uma reação ao determinismo comportamental, vendo a psicologia humana como uma área mais preocupada com a auto realização do ser humano integral.

A psicologia humanista basicamente entende que os er huano é mais do que a soma de suas partes individuais, que vive em relações interpessoais, e é um ser consciente e determinado.

QUAIS TEMAS POSSO TRABALHAR EM PSICOLOGIA HUMANISTA?

  1. Psicologia fenomenológica e teoria humanista
  2. Alteridade e psicologia humanista
  3. Psicologia Humanista e ética
  4. A emoção humana sob o ponto de vista humanista
  5. Abordagens humanistas á psicologia clínica
  6. Posicionamentos filosóficos implícitos da psicologia humanista
  7. Cognitivismo e humanismo psicológico
  8. O conceito de saúde mental sob um ponto de vista humanista
  9. A mudança psicológica sob o ponto de vista humanista
  10. Aspectos humanistas e existenciais da psicologia social
  11. A experiência suicida numa perspectiva humanista
  12. O estudo do potencial humano na psicologia contemporânea
  13. A corrente humanista e a corrente transpessoal
  14. História das abordagens humanistas na psicologia
  15.  A perspectiva psicológica humanista na educação
  16. O crescimento pessoal sob o ponto de vista humanista
  17. Estatuto científico da psicologia humanista.

CONCLUINDO:

Enfim, terminamos nosso texto com inúmeras dicas para você selecionar um tema atual para o seu TCC em Psicologia. Tínhamos como objetivo auxiliar os estudantes que estão procurando temas e enfrentam as inerentes dificuldades de todo processo de pesquisa.

Não se esqueça nunca das dicas em relação a Afinidade, Relevância e Especificidade de seu tema.

Se você gostou dessas dicas, entre em contato com a equipe da TCC Suporte! Este texto é apenas uma demonstração de toda a competência de nossa equipe em Consultoria acadêmica.

Nossa equipe tem mais de 10 anos de experiência em consultoria acadêmica, e já fomos responsáveis por ajudar mais de 10 mil estudantes em seus projetos acadêmicos.

Possuímos uma equipe de mais de 200 elaboradores super qualificados que irão te ajudar a tornar o seu trabalho de conclusão de curso em um trabalho e pesquisa relevante e atualizado, sempre almejando a nota máxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *