Ao terminarmos todo o processo de graduação, se faz necessário a apresentação de um último processo avaliativo. Para que se conquiste o grau de Bacharel ou de Licenciatura, com o tão almejado diploma de graduação, o estudante se depara com uma de suas das maiores dificuldades: encontrar um tema apropriado para seu trabalho de conclusão de curso.
Isso acontece porque um dos requerimentos mais importantes de um TCC é um tema específico, relevante e com o qual o estudante está habituado.
É para isso que fizemos este artigo!
Vamos começar falando sobre algumas dicas mais gerais de como você pode decidir o tema de seu trabalho de conclusão de curso.
Como se caracteriza um bom tema para um TCC? Isto se dá através de três elementos, dos quais falaremos a seguir.
O primeiro elemento a que deve se dar quando se começa a pesquisar e produzir um TCC é a afinidade para com o tal tema. Sabe-se que o trabalho de conclusão de um curso de graduação é algo que de uma forma ou de outra, tomará a maior parte de seu tempo no último ano da faculdade. Assim, é uma vantagem escolher temas com os quais se tem uma certa proximidade. Deste modo, o trabalho e o tempo despendido nele não lhe parecerá um fardo. Além disso, é importante destacar que a importância pessoal do tema, na vida do estudante, é algo que invariavelmente aumentará o seu interesse.
Não se procura, quando se tratam de TCC’s, um grande tratado, ou um trabalho muito extenso, que cubra diversos tópicos e assuntos. Geralmente, o que interessa é que o estudante demonstre que consegue analisar uma situação mais concreta e mais particular, utilizando-se do que aprendeu durante a sua graduação.
Por isso, uma boa dica é utilizar-se de algum tipo de afunilamento, por exemplo, num TCC em Arquitetura: Urbanismo > Prédios Urbanos > O impacto ambiental de técnicas sustentáveis na arquitetura das cidades.
Sempre seja atento a relevância específica do seu tema. Procure trabalhar com temas que sejam já discutidos e trabalhados pelo restante da comunidade acadêmica. Você pode verificá-la através de uma pesquisa em certas ferramentas como Scholar Google, que vai mostrar quantos trabalhos foram realizados sobre o tema, o quanto ele é discutido, e o quanto é abordado nas pesquisas mais recentes.
Num TCC em Arquitetura, por exemplo, nota-se que certos assuntos predominam-se nas pesquisas. Na maior parte das vezes, dá-se muita importância para a estrutura arquitetônica urbana, o papel social do arquiteto, a relação da arquitetura com o meio ambiente, a arquitetura como auxiliadora da decoração mobiliar, etc.
Uma abordagem que sempre leva em conta a relevância de um tema é a da interdisciplinaridade. Relacionar seu tema com outras áreas do conhecimento sempre destacará que é necessário um diálogo entre a sua pesquisa e outras matérias.
Este tripé de Relevância, Afinidade e Especificidade são os três parâmetros mais relevantes para sua escolha do tema. No entanto há uma outra ordem de dicas que podem ser dadas, de forma mais prática.
Esteja atento ao tempo que possui em mãos para trabalhar em seu TCC. Outra vez se destaca aqui a importância da especificidade do tema: não é recomendada a escolha de um tema que possa levar anos de pesquisa num estudo de caso, ou muitos meses para a mera atualização na situação bibliográfica do tema.
Esteja atento, também, em quais condições se realizará a sua revisão bibliográfica, quando esta for a sua abordagem de pesquisa.
A revisão bibliográfica é o fundamento de toda pesquisa científica séria. Um pouco mais de tempo que se despenda na leitura de certos livros, na consulta a certo banco de dados, ou em outros artigos e produções acadêmicas é o que fará com seu trabalho se destaque.
É imprescindível que se conheça o estado atual dos estudos de um tema com o qual se quer trabalhar. Isso se relaciona com o tema da relevância. O estudante deve estar atualizado!
Para isto, é importante sempre a busca em fontes bibliográficas confiáveis e mais atualizadas possíveis!
A revisão bibliográfica também servirá para que o estudante possa comparar os seus avanços em dada pesquisa com o que já foi de melhor realizado.
Assim, no caso dum TCC em Arquitetura em Específico, uma revisão bibliográfica bem feita é uma das coisas mais importantes a se ter em conta.
Por isso, invista em suas referências bibliográficas! Você deverá ler muito, procurar autores renomados em sua área, e acessar várias fontes!
Vamos resumir aqui as dicas que demos sobre a escolha do seu tema.
Fizemos uma rápida introdução de como o aluno deve tentar encontrar o tema com o qual pretende trabalhar. Veja agora alguns exemplos de áreas e temas específicos para elaborar em TCC em Arquitetura.
Vamos agora apresentar aqui algumas áreas para seu TCC em Arquitetura, dando exemplos e mais dicas de temas para que você possa trabalhar.
A bioarquitetura é um método de construção que consiste em respeitar a vida e o meio ambiente por meio da arte de projetar. É um tema bastante recorrente e importante nos dias dias de hoje. Podem ser trabalhados temas nesta área como:
A arquitetura cenográfica é aquela pretende retratar certos tipos de cenário. Para isso, se utiliza dos conteúdos de design de construção complementados por elementos do cinema e da fotografia.
A arquitetura cenográfica é aquela que cria projetos arquitetônicos cenográficos, de formas lúdicas e artísticas. Portanto, o profissional desta área pretende mais que a decoração de um espaço. Para isso, se dedica a ambientar espaços para trazer sensações, memórias emoções.
Alguns temas que podem ser tratados num TCC em Arquitetura Cenográfica são:
Esta é a área da arquitetura que buscará encontrar novas formas de design para a construção de móveis nas habitações. É a área que pretende projetar os móveis que nos utilizamos rotineiramente.
Atualmente, é uma área muito buscada por aqueles que pretendem relacionar a Arquitetura com conceitos de design de interiores e decoração.
Deste modo, alguns temas podem ser trabalhados como:
Esta área de estudos, muito recente, busca entender as relações entre a neurologia e arquitetura.
Por isso, é uma área que trabalha os projetos dos edifícios com um maior entendimento do cérebro, para que a arquitetura mesmo seja uma ferramenta de transformação de comportamentos.
Buscam projetar edifícios não apenas levando em conta a estética, mas também no impacto das edificações no cérebro humano.
Alguns temas que podem ser explorados:
Vemos anteriormente algumas áreas gerais que o seu TCC em Arquitetura pode explorar.
Agora, vamos vários listar exemplos de temas que ainda podem ser trabalhados, se você tem alguma dúvida.
Não se esqueça da importância da Afinidade, da Especificidade e da Relevância do seu tema de TCC em Arquitetura!
Preste atenção especial a sua bibliografia e uma boa estimativa de tempo!
Com este texto buscamos aqui ajudar o pesquisador que ainda tem dúvidas sobre qual tema pretende trabalhar em seu TCC, e mais específico em seu TCC em Arquitetura. Apresentamos uma quantidade quase inabarcável de temas, para que não sobre mais nenhuma dúvida.
Não se esqueça nunca da importância de seu tema, da especificidade e mais importante, de ter afinidade com o tema que você quer estudar.
Os temas são praticamente intermináveis! Basta que você encontre algum que chame a sua atenção e seu interesse, afunilá-los e buscar demonstrar um aspecto relevante de sua área.
Para isso, mãos a obra!