Temas para Artigo Científico Arquitetura

  • Home
  • Temas para Artigo Científico Arquitetura
Temas para Artigo Científico Arquitetura

Temas para Artigo Científico Arquitetura

Saiba neste texto tudo que precisa saber sobre Temas para Artigo Científico Arquitetura com todos os passos para desenvolver um excelente TCC.

Temas Artigo Científico Arquitetura

ARTIGO CIENTÍFICO EM ARQUITETURA – Encontre aqui as melhores dicas para desenvolver tudo o que envolve o seu artigo científico em Arquitetura

Neste texto vamos falar de áreas específicas dentro do campo da Arquitetura para que você posso desenvolver seu Artigo Científico em Arquitetura.

Em primeiro lugar, vamos falar neste texto sobre a estrutura e de como escrever um artigo científico.ao

Desta maneira, vamos a uma breve introdução: O artigo científico é, basicamente, um trabalho acadêmico escrito que discute e apresenta certas ideias, ou métodos, ou técnicas, ou os processos, conclusões e resultados obtidos através de uma pesquisa realizada respeitando o método científico de acordo com a hermenêutica das ciências humanas e que é aceito por uma comunidade de pesquisadores.

Em geral, considera-se científico aquele artigo que é submetido à avaliação e exame de outros cientistas e pesquisadores, que fazem a função de avaliar e verificar se as informações obtidas, os métodos utilizados e os resultados se coadunam com os utilizados pelo método científico.

Ademais, um artigo científico pode ser simplesmente o que resulta de uma síntese de outros trabalhos mais extensos ou livros, e é avaliado por uma comissão de especialistas.

COMO SE COMPÕE UM ARTIGO CIENTÍFICO

Primeiramente, devemos destacar que um artigo científico possui uma extensão de quatro a seis páginas, mas poderá chegar até 49 páginas, de onde começa a ser considerado um livro.

Desta maneira, a comunidade científica estabeleceu uma certa estrutura básica que adota para a composição destes artigos científicos.

Assim, há uma certa padronização e formatação básica que os artigos científicos devem seguir, de acordo com a hermenêutica mais utilizada. A estrutura básica se divide em basicamente três grandes partes, que se subdividem cada uma em outras partes menores, da quais vamos tratar com mais detalhes.

As três grandes partes são: Apresentação, Exposição da Pesquisa e Demais

Falemos um pouco de cada parte

ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO EM ARQUITETURA: APRESENTAÇÃO

Em primeiro lugar, na Apresentação, deverá constar um título que seja conciso e ao mesmo tempo interessante. Seu título deverá ao mesmo tempo resumir os objetivos e temas do seu artigo e despertar também a atenção do leitor.

Após, deverá ser inserido o seu nome e o nome da instituição onde a pesquisa foi devidamente realizada, produzido e desenvolvida.

Além disto, é importante também que se escreva um pequeno resumo do seu trabalho, que contenha as principais informações dele, de uma forma bastante precisa e clara, dando ao leitor uma visão mais geral de todos os processos realizados. No resumo também incluem-se os objetivos, os métodos empregados e também os resultados.

Ademais, uma dica: num resumo não se utilizam abreviações ou símbolos, nem se citam as referências. Não se esqueça de, ao final do resumo, inserir e informar as palavras-chave que envolvem e representem verdadeiramente o tema do qual o seu artigo científico vai tratar.

Estrutura para Temas para Artigo Científico Arquitetura

ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO: EXPOSIÇÃO DA PESQUISA

Primeiramente, na exposição de sua pesquisa, o texto do artigo deverá conter uma contextualização do tema, sem muita extensão, apenas uma apresentação bem feita da sua pesquisa já basta. Após isto, apresente seus objetivos e justificativas de estudo de forma clara e objetiva.

Após isto, apresente e avalie criticamente a literatura e a bibliografia que consultou sobre os temas envolvidos em seu trabalhos

Em terceiro lugar, apresente os métodos utilizados, explicando-os de maneira clara e objetiva. 

Ademais, é importante colocar em seu artigo os resultados a quem lê, mas ainda sem discuti-los, apenas apresentar aquilo que foi descoberto através da pesquisa

Em quarto lugar, discute-se os resultados mais relevantes de sua pesquisa, discutindo as hipóteses levantadas através do texto.

Em último lugar, é o momento de apresentar as conclusões de seu estudos e de sua pesquisa, abordando inclusive as possíveis vulnerabilidades de sua pesquisa e a contribuição para outras áreas.

Artigo Científico Arquitetura Temas

ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO EM ARQUITETURA: DEMAIS INFORMAÇÕES

Nesta seção, será necessário incluir agora as referências bibliográficas, isto é, expor todas as fontes que foram devidamente citadas no texto de seu artigo. Há uma seção, também, reservada aos agradecimentos àqueles que ajudaram na produção deste artigo,  ou no processo da pesquisa.

Certas informações adicionais poderão ser colocadas, caso a a publicação em que pretende avaliar o seu artigo permitir como um apêndice, uma lista de figuras, uma lista de abreviações, uma lista de tabelas e etc.

Ao fim, confira toda a formatação do trabalho que pretende submeter, avaliando sempre a formatação que é exigida pela publicação e padronize seu texto da melhor forma possível.

Anteriormente, a equipe da TCC Suporte, elencou varias dicas para a escrita de um trabalho de conclusão de curso em Arquitetura que poderão lhe ser úteis aqui. Vamos resumi-las para você agora.

ATENÇÃO À BIBLIOGRAFIA!

De forma precípua, é absolutamente necessário fazer o levantamento cuidado de outras pesquisas sobre o tema que se vai desenvolver em seu artigo. Isto será importantíssimo para que sua pesquisa seja devidamente publicada de acordo da produção atual e mais relevante sobre o tema.

Assim, é importante investigar de maneira detalhada e rigorosa em um sem número de fontes confiáveis, dedicando especial atenção também à metodologia de pesquisa, da divisão de seu trabalho, de seu instrumental, entre outros parâmetros, como também das possíveis coletas de dados.

Assim, novamente destacamos a importância de uma base teórica sólida para seu tema. Com todas as obras efetivamente sendo devidamente citadas e referenciadas para seu trabalho.

Desta maneira, nunca se esqueça de consultar-se com as excelentes ferramentas como o Google Scholar e JSPTOR que te ajudarão a encontrar diversas pesquisas atuais sobre seu tema, como uma comparação.

DICAS GERAIS PARA A ESCOLHA DE SEU TEMA PARA ARTIGO CIENTÍFICO EM ARQUITETURA

Vamos resumir aqui as dicas mais gerais para a escolha de qualquer tema em artigos científicos.

  • Num primeiro lugar, tenha em mente sempre os padrões de formatação da publicação antes de estabelecer seu tema. Algumas revistas e publicações se valem de regras muito diferente umas das outras!
  • Ademais, valha-se de um tema bastante específico, utilizando uma técnica de afunilamento. Com isto, seu artigo não será uma produção genérica e sem relevância.
  • Tente utilizar-se de uma abordagem interdisciplinar. Os trabalhos que são mais avaliados e publicados são aqueles que conseguem interconectar diversas áreas do conhecimento.
  • Deste modo, escolha um tema que seja relevante e aplicável na prática para sua área do conhecimento, tanto no campo profissional técnico quanto na própria área acadêmica, para que seu trabalho seja de fato uma contribuição para o campo das ciências.
  • Fique atento à metodologia do método científico do método de inferência, suas hipóteses deverão ser discutidas e confrontadas com outras.

E NÃO SE ESQUEÇA!

  • Tenha afinidade para com o tema com que pretende trabalhar. Escrever e pesquisar sobre algo que se gosta vai tornar o trabalho muito mais leve, e te tomará muito menos tempo!
  • Utilize o seu artigo como uma oportunidade para seu crescimento profissional e pessoal, ao mesmo tempo. Faça com que esta pesquise te torne um estudante mais aplicado, adicionando conhecimentos e metodologias que antes não conhecia e te qualificando ainda mais em sua área de conhecimento!

TEMAS PARA SEU ARTIGO CIENTÍFICO EM ARQUITETURA

Agora neste texto em particular, tentaremos lhes passar algumas ideias de temas que pode ser trabalhados em uma pesquisa de forma frutífera na área de arquitetura.

Não se esqueça que a nossa equipe da TCC SUPORTE já escreveu um artigo em nosso blog, especificando alguns temas interessantes para o seu trabalho de conclusão de curso, e que poderá ser de grande ajuda para se ter uma ideia para um artigo científico em arquitetura.

Selecionamos algum temas bastante relevantes e esperamos que seja de grande ajuda. Faremos alguns comentários sobre os temas, para te ajudarmos ainda mais!

ARTIGO CIENTÍFICO EM ARQUITETURA NA ERA DIGITAL

Recentemente, muitas técnicas de representação de construções e projetos evoluíram para um estágio nunca antes visto: as ferramentas digitais, hoje, dominam a representação arquitetônica, representando o que antes seria um croquí, como imagens hiper-realistas de todo o processo de construção e aspectos da edificação que se pretende construir. Um artigo científico em arquitetura na era digital poderia abordar o uso destas representações digitais, e como elas tem se incorporado na técnica arquitetônica mais atual. Pode-se também pesquisar aqueles arquitetos que ainda defendem as formas tradicionais de representação e seus conflitos com as técnicas digitais.

ARTIGO CIENTÍFICO EM ARQUITETURA NO CONTEXTO RURAL

Também é bastante recente um interesse mais aprofundado da arquitetura pelos métodos de construção em ambientes rurais, de como as construções dos edifícios podem se adaptar a este modo  de vida mais tradicional em espaços, semi abandonados, pouco povoados e mal conectados entre si. Pode-se realizar uma pesquisa sobre justamente como sanar estes problemas através de técnicas arquitetônicas das mais atuais. Pode-se pesquisar também a possível resistência à inovação nestas áreas, e nas intervenções realizadas por arquitetos nestas regiões, ou numa região particular

ARTIGO CIENTÍFICO E ARQUITETURA DO CONFORTO NO BRASIL

Este trabalho poderia ter como objetivo entender o que o conforto significa para os diversos arquitetos e escolas de arquitetura, nas obras e em seus discursos, principalmente no que se refere, em primeiro lugar em seu conflito ao interesse social da obra arquitetônica. Ademais, pode-se realizar umas vasta pesquisa nos diversos textos e discursos de arquitetos em diversos períodos de nosso país, e ir comparando o que todos entendiam pelo conceito de conforto na obra final arquitetônica, tanto no âmbito do conforto ambiental quanto o de comodidade pessoal.

ARTIGO CIENTÍFICO EM ARQUITETURA – Conclusões.

ARTIGO CIENTÍFICO EM ARQUITETURA – Conclusões.

As temáticas e as áreas que podem ser pesquisadas e discutidos em um artigo científico, na área da arquitetura, são praticamente inesgotáveis.Com este texto, quisemos dar apenas algumas ideias para que você desenvolva um artigo de relevância e estatura das melhores publicações do ramo. Ademais, procuramos temas que possam abarcar mais  de uma área do conhecimento, nos valendo da abordagem interdisciplinar

Fique atento: A qualificada equipe da TCC Suporte Já fez uma vasta lista de emas para seu trabalho acadêmico em inúmeras áreas, incluindo a de arquitetura, de psicologia, enfermagem, entre muitos outros, buscando sempre auxiliar os estudantes e pesquisadores que enfrentam as dificuldades inerentes do trabalho e da vida acadêmica.

CONFIRA NOSSO BLOG!

Confira tudo isto e muito mais, em nosso Blog, atualizado diariamente com diversos textos e dicas, sempre de maneira atualizada e relevante!

A equipe da TCC Suporte espera que este texto tenha sido de ajuda e possa ter te auxiliado na escolha do tema, da pesquisa e do método de seu artigo científico.

Se isto aconteceu, por favor, entre em contato conosco, para que possamos auxiliar você com uma consultoria acadêmica de muitíssima qualidade!

Entre em  Contato conosco, e não se esqueça de acompanhar os textos de  nosso Blog, onde postaremos, diariamente,  diversos outros artigos contendo muitas informações inúmeras dicas de como produzir o seu trabalho acadêmico.

QUEM SOMOS NÓS?

A equipe da TCC SUPORTE já presta serviços de consultoria acadêmica com extrema qualidade há mais de 10 anos.

Nela, contamos com especialistas de diversas áreas que poderão te auxiliar na produção de qualquer trabalho acadêmico.

 Desta maneira, sendo nós mesmos desta área, conhecemos todas as dificuldades que são inerentes à vida acadêmica.

Assim, há mais de 10 anos, assumimos esta missão de auxilio e suporte para todos aqueles que se encontram com dificuldades de elaborar um trabalho relevante e – mais importante de tudo – bem avaliado.

Nossa consultoria não se limita apenas, como você pode ver, aos TCC’s, nós podemos te auxiliar na produção de monografias, artigos, dissertações, entre muitas outras.

NOSSOS ELABORADORES


Todo este trabalho de auxílio em trabalhos acadêmicos é realizado por uma equipe qualificada de elaboradores.

Tratam-se de especialistas em diversas áreas de conhecimento – nós contamos hoje com mais de 200 elaboradores! – e que estarão sempre em contato com você, te auxiliando e orientando na elaboração de seu projeto acadêmico.

Os elaboradores poderão te ajudar tanto na revisão de seu texto, na correção gramatical e ortográfica, no estabelecer de métodos e objetivos, no desenvolvimento de um tema, na escrita e estilo de escrita acadêmica científica, proofreading. Nossos elaboradores poderão te auxiliar inclusive na pesquisa de revisão bibliográfica, procurando fontes nas melhores ferramentas e obras acadêmicas publicadas.

Não fique parado, mãos à obra e bons estudos! Nós podemos ajudar você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *