Temas para monografia em Terapia cognitivo-comportamental

  • Home
  • Temas para monografia em Terapia cognitivo-comportamental
Temas para monografia em Terapia cognitivo-comportamental

Temas para monografia em Terapia cognitivo-comportamental

Confira neste artigo o que todos deveriam saber sobre Temas para monografia em Terapia cognitivo-comportamental e produzir uma excelente Monografia. Com dicas e exemplos!

TCC-Suporte-Temas-para-monografia-em-Terapia-cognitivo-comportamental

MONOGRAFIA EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL – Como encontrar um tema para a sua monografia em terapia cognitivo-comportamental.

No contexto acadêmico, inúmeras modalidades de trabalhos escritos podem ser requeridos para seus processos de avaliação. Dentre as diversas modalidades de trabalho acadêmico, hoje destacaremos a modalidade das monografias.

O aluno que produz um trabalho de conclusão de curso pode escolher entre diversas modalidades de trabalho. Entre elas estão: um artigo científico, uma tese, um relatório, um estudo de caso. Em caso de cursos de pós-graduação ou mestrado, pode-se apresentar uma dissertação ou uma tese.

A modalidade da qual falaremos hoje é a monografia. Em especial trataremos aqui de como encontrar um bom tema para a sua Monografia em Terapia Cognitivo Comportamental.  A modalidade da monografia se destaca por ser, basicamente, uma dissertação de um ponto particular e específico sobre uma área. É chamada de Monografia pois possui somente um autor, que colabora e produz a pesquisa.

Isto se dá, pois, uma das condições mais importantes para produzir uma é a cuidadosa e refletida escolha de um tema sobre o qual o trabalho será desenvolvido.

Por isso, este texto busca auxiliar os estudantes de graduação em Psicologia a encontrarem um tema relevante e atualizado para a sua Monografia, mais especificamente sobre os temas que envolvem a Terapia Cognitivo Comportamental.

No entanto, existem algumas dicas importantes, no entanto, mais generalizadas, sobre a escolha de um tema específico para um trabalho acadêmico. Depois destas dicas, falaremos mais sobre possíveis áreas e temas na área da Terapia Cognitivo Comportamental que podem ser exploradas de forma bastante produtiva para a produção de uma Monografia nesta área.

COMO ESCOLHER O TEMA DE SUA MONOGRAFIA?

Quais são as características que definem um bom tema a ser escolhido para uma Monografia? Seguem alguns excelentes parâmetros que podem te orientar na escolha de um tema:

AFINIDADE

O primeiro elemento ao qual o estudante deve estar atento na escolha de um para a produção e pesquisa de seu trabalho é a afinidade que tem com este tema. Para isso, destaca-se a importância que a familiaridade, e mais importante, o fato de gostar com o que o se pretende trabalhar. Para isso, procure temas com os quais você se importe mais, que lhe chamaram mais a atenção durante sua graduação, ou pós graduação. Busque os temas com os quais você se preocupa mais no seu dia a dia e os que ocupam sua mente, sua imaginação e aguçam a sua curiosidade. Tudo isto irá tornar seu trabalho mais leve e mais significativo, pois, por exemplo, um monografia em terapia cognitivo comportamental se embasa em um tema bastante complexo e abrangente. É importante ter afinidade com o tema pois invariavelmente uma monografia, ou qualquer trabalho acadêmico toma uma quantidade consideravelmente grande do tempo e de esforço do pesquisador!

SER ESPECÍFICO

Num trabalho acadêmico em geral, e mais especificamente numa Monografia, os pesquisadores buscam mais realizar trabalhos com temas e situações mais específicas. Não se procuram grandes tratados, com uma quantidade exorbitante de páginas e temas trabalhos. A comunidade acadêmica e as universidades se interessam mais por temas que façam um corte em determinada área. É importante, para isso, se informar e se consultar-se com seu orientador.

Por isso, uma boa dica é utilizar-se de algum tipo de afunilamento, por exemplo, numa Monografia em Terapia Cognitivo Comportamental: Depressão > Depressão em idosos > O impacto da Terapia Cognitivo Comportamental em Idosos com Depressão.

RELEVÂNCIA.

Procure estar atento também a relevância de seu tema.  Você pode verificá-la através de uma pesquisa em certas ferramentas como Scholar Google, que demonstra a quantidade e os vários tipos de trabalhos sendo realizados em sua área.

Busque se informar sobre assuntos que estão em alta, que estão sendo discutidos, que estão mais presentes nas discussões desta área.

Numa monografia em terapia cognitivo comportamental, por exemplo, nota-se que certos assuntos predominam-se nas pesquisas. Na maior parte das vezes, dá-se muita importância para seu uso na prática psiquiátrica, no tratamento de doenças e condições psicológicas, nos transtornos alimentares, no abuso de álcool e drogas, nas fobias sócias e etc.

ATENÇÃO AO TEMPO!

Estes três elementos são o mais importantes para a escolha do tema de sua Monografia. Há outros fatores, ainda, que devem ser levados em conta quando estiver considerando em que tema trabalhar.

Em primeiro lugar, priorizar e levar em conta o tempo de trabalho. É por isso a importância de um dado tema específico: não é recomendada a escolha de um tema que possa levar anos de pesquisa num estudo de caso, ou muitos meses para a mera atualização na situação bibliográfica do tema.

Há que se levar em conta, também em quais condições se realizará a sua revisão bibliográfica, quando este for o caso de sua metodologia.

ATENÇÃO À BIBLIOGRAFIA!

revisão bibliográfica é a base que sustenta qualquer pesquisa científica. Acredite: algumas horas a mais na biblioteca podem poupar alguns meses de trabalho no laboratório ou a campo.

Deste modo, para proporcionar o avanço em um campo do conhecimento é preciso primeiro conhecer o que já foi realizado por outros pesquisadores e quais são as fronteiras do conhecimento naquela área.

Para isto, é importante sempre a busca em fontes bibliográficas confiáveis e mais atualizadas possíveis!

Além de auxiliar na definição dos objetivos da pesquisa científica, a revisão bibliográfica também contribui nas construções teóricas, nas comparações e na validação de resultados de trabalhos de conclusão de curso e de artigos científicos.

Assim, no caso duma Monografia em Terapia Cognitivo Comportamental, realizar uma revisão bibliográfica faz parte do cotidiano de todos os estudantes e pesquisadores. É uma das tarefas que mais impulsionam o aprendizado e o amadurecimento na área de estudo.

Atualmente, as bibliotecas digitais têm facilitado e simplificado muito essa tarefa, pois trazem recursos de busca e cruzamento de informações que facilitam a vida de todos.

Por isso, invista em suas referências bibliográficas! Você deverá ler muito, procurar autores renomados em sua área, e acessar várias fontes!

terapia cognitiva comportamental temas

RESUMO: COMO ESCOLHER MEU TEMA PARA A MONOGRAFIA EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Vamos resumir aqui as dicas que demos sobre a escolha do seu tema.

  • Antes de tudo, conheça as regras que regem a sua faculdade para estabelecer seu tema. Algumas faculdades possuem regras muito diferentes das outras, fique atento!
  • Delimite seu tema. Use a técnica de afunilamento. Isso vai evitar que o tema de sua Monografia fique genérico demais.
  • Procure um tema interdisciplinar. Muitos dos trabalhos mais apreciados são aqueles que conseguem abranger mais de uma matéria em seu tema.
  • Aplicabilidade do seu tema. Isto entra também na área da relevância do tema. A Psicologia é uma matéria que tem uma aplicação prática. Por isso, a ideia de seu tema deve poder também sair do papel e ser aplicada em edificações, em projetos reais, etc.
  • Trabalhe com algo que goste. Escolha um tema que te inspire a trabalhar, e não um que te faça fugir do trabalho!
  • Foque em seu crescimento pessoal e profissional. Procure entender como seu tema pode te ajudar a se desenvolver e evoluir tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Deste modo, você ganha muito mais!
TEMAS PARA SUA MONOGRAFIA EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL.

TEMAS PARA SUA MONOGRAFIA EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL.

Fizemos uma rápida introdução de como o aluno deve tentar encontrar o tema com o qual pretende trabalhar. Veja agora alguns exemplos de áreas e temas específicos para elaborar em uma monografia em Terapia Cognitivo Comportamental.

Vamos agora apresentar aqui algumas áreas para a sua Monografia, dando exemplos e mais dicas de temas para que você possa trabalhar.

TEMAS PARA MONOGRAFIA EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL E O TRATAMENTO DOENÇAS PSICOLÓGICAS.

Esta é a área mais abrangente em que você pode trabalhar o seu tema. A terapia cognitivo comportamental é uma abordagem da Psicologia voltada justamente a tratar e solucionar transtornos psicológicos. Esta abordagem é aquela focada nos conceitos de Psicologia Comportamental e do Behaviorismo.

Seu objetivo principal é tratar transtornos mentais de forma eficaz, analisando e moldando o comportamento daquele que procura esta forma de abordagem.

Veja alguns temas que podem ser tratados nesta área dos transtornos psicológicos:

  1. Terapia cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica
  2. A Terapia Cognitivo-Comportamental da depressão
  3. Terapia cognitivo-comportamental dos transtornos alimentares.
  4. Terapia cognitivo-comportamental de transtornos de abuso de álcool e drogas.
  5. Terapia cognitivo comportamental da fobia social
  6. Terapia cognitivo comportamental no tratamentos de compulsão alimentar periódica.
  7. A Terapia Cognitivo Comportamental do Transtorno Obsessivo-Compulsivo
  8. A Terapia Cognitivo Comportamental e sua contribuição para o luto.
  9. Terapia Cognitivo Comportamental no tratamento da ansiedade
  10. Terapia cognitivo comportamental no tratamento da síndrome do pânico
  11. Terapia Cognitivo Comportamental para casais
  12. Terapia Cognitivo Comportamental em dinâmicas de grupo.

TEMAS PARA MONOGRAFIA EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL E A INTERDISCIPLINARIDADE

Como destacamos anteriormente, uma das abordagens mais buscadas pelos orientadores e pesquisadores em geral é a da Interdisciplinaridade.

A partir de agora falaremos sobre alguns temas que podem ser trabalhamos e que relacionam com mais de um matéria ou disciplina, como História, Filosofia, Ciências Sociais, entre outros.

Vejamos:

  1. História da terapia de aceitação
  2. História e panorama atual das terapias cognitivas no Brasil
  3. Diagnóstico em terapia cognitivo comportamental
  4. Panorama histórico do lugar da terapia cognitivo comportamental no cenário internacional das terapias comportamentais.
  5. Provas empíricas da eficácia das psicoterapias cognitivo comportamentais
  6. O ensino da terapia cognitivo comportamental
  7. A aplicação pedagógica dos conceitos em terapia cognitivo comportamental
  8. Terapia Cognitivo Comportamental enquanto ciência aplicada
  9. Abordagens filosóficas aos conceitos de terapia cognitivo comportamental
  10. A evolução da sexualidade sob a luz da terapia cognitivo comportamental
  11. Identidade de gênero e a Terapia Cognitivo Comportamental.
  12. Epistemologia e Terapia Cognitivo Comportamental
  13. As principais correntes da Terapia Cognitivo Comportamental
  14. O embate as doutrinas psicanalíticas e behavioristas
  15. Modelo Europeu das Terapias Cognitivo Comportamentais: diferenças e eficácia.
  16. História dos modelos de psicoterapia: do estoicismo à terapia cognitivo comportamental
  17. Origens históricas das psicoterapias.
  18. Relações entra a história do pensamento filosófico os pressupostos da Terapia Cognitivo Comportamental
  19. As psicoterapias cognitivo comportamentais e o imaginário popular.
TEMAS PARA MONOGRAFIA EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL E A PSICOLOGIA EM GERAL.

TEMAS PARA MONOGRAFIA EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL E A PSICOLOGIA EM GERAL.

Demos, anteriormente, diversas dicas para você escolher um tema em sua monografia em terapia cognitivo comportamental.

No entanto, a própria Terapia Cognitivo Comportamental é uma subdivisão da Psicologia. Portanto, ainda há uma miríade de temas em Psicologia que podem ser relacionadas ao seu tema em Terapia Cognitivo Comportamental.

Confira alguns a seguir:

  1. A importância da identidade de gênero entre os adolescentes;
  2. Pacientes com depressão, como identificá-los;
  3. Gravidez e os transtornos de personalidade;
  4. Gravidez psicológica;
  5. Psicologia voltada aos Recursos Humanos;
  6. Psicologia e sua história (evolução de conceitos);
  7. Psicologia infantil e sua importância;
  8. Jovens abandonados vulneráveis psicologicamente;
  9. Identificando traumas com jogos lúdicos;
  10. Dificuldades de estudantes na rede pública de ensino;
  11. O bullying nas escolas;
  12. Os recentes casos de massacres escolares e os traumas que ficaram;
  13. O poder da hipnose como tratamento funcional;
  14. Psicologia voltada ao tratamento de usuários de drogas;
  15. Detentos: o que é necessário do ponto de vista da psicologia para uma mudança de valores?;
  16. Estresse pós-traumático em comunidades com extrema violência;
  17. Transtorno psicológicos sofridos por crianças abusadas sexualmente;
  18. Adultos com traumas sexuais sofridos na infância;
  19. Os benefícios da PNL (Programação Neuro Linguística);
  20. Como tratar o alcoolismo com psicológica;
  21. Como enfrentar problemas no consultório;
  22. Como não se envolver emocionalmente com seus pacientes;
  23. Psicologia no sistema de saúde pública;
  24. Os maiores desafios da psicologia nos dias de hoje;
  25. Os principais benefícios da psicologia para a sociedade;
  26. Benefícios da psicologia para as comunidades ribeirinhas;
  27. Os grandes nomes de ontem e de hoje na psicologia;
  28. Psicologia hospitalar e suas aplicações;
  29. Psicologia do lar: como todos somos um pouco psicólogos;
  30. As maiores dificuldades de um psicólogo após concluir sua formação;
Conclusões sobre Temas para monografia em Terapia cognitivo-comportamental

Conclusões sobre Temas para monografia em Terapia cognitivo-comportamental

Os temas são basicamente inesgotáveis! Com este breve texto, quisermos apenas aqui demonstrar, a quantidade e a diversidade que podem ser tratados em Temas para monografia em Terapia cognitivo-comportamental

Se você pensa que a área de Terapia Cognitivo Comportamental não possui muitos temas para ser trabalhado em uma monografia, esperamos que este texto seja de grande ajuda!

Agora, mãos à obra e bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *