Temas para TCC em psicologia

  • Home
  • Temas para TCC em psicologia
Shape Image One
Temas para TCC em psicologia

Gostaria de uma ajuda na escolha de temas para TCC em psicologia? Saiba neste artigo o que todos deveriam saber para fazer um excelente TCC em Psicologia

Temas para TCC em psicologia

Sugestões de temas para seu TCC de Psicologia

Escolher um tema para TCC em Psicologia realmente não é uma tarefa fácil. São diversas opções em variadas áreas, os temas são complexos e exigem estudos aprofundados, e fazer a escolha certa pode ser bastante complicado. Exatamente por isso, elaboramos este artigo. Ele tem o intuito de te ajudar neste processo de escolha. Nele, abordaremos o passo-a-passo para que você selecione um tema de acordo com o que faz sentido pra você e consiga ter sucesso com esta pesquisa.

O passo-a-passo para escolher temas para TCC em Psicologia

Durante a graduação, você tem contato com várias áreas da Psicologia, tem muitos professores e estuda variadas bibliografias. Para se decidir sobre qual tema de TCC em Psicologia pesquisar, é fundamental seguir alguns passos para ter uma decisão acertada e no fim, ser bem sucedido(a). Pular fases neste momento pode ser prejudicial, afinal, esta definição pode determinar seu sucesso ou fracasso. Veja a seguir as orientações:

Quais os critérios na escolha do tema para TCC em Psicologia?

  1. Em primeiro lugar, pense sobre todas as áreas que você mais gostou de estudar durante sua graduação. Depois disso, realize um Brainstorm (escreva todas as ideias que surgirem sem julgamentos em uma folha);
  2. Em segundo lugar, faça uma comparação e vá eliminando os temas que menos se identificou;
  3. Se você ainda está em dúvida, existem algumas outras dicas que pode seguir!
Dicas extras para você escolher o melhor tema para TCC em Psicologia:
  1. Depois que você já possui algumas opções, é importante pensar sobre as demandas do mercado, em qual dos temas listados, sua pesquisa pode contribuir mais? Qual deles seria mais relevante?
  2. Refletir sobre a escassez de estudos a respeito dos temas também pode ser uma boa opção. No entanto, é de extrema importância tomar cuidado para não escolher uma alternativa que tenha poucas referências e torne sua pesquisa muito complicada.
  3. Por isso, tendo um tema em mente, pesquise referências, como artigos, livros, reportagens, outros TCCs sobre o assunto para saber se vai ser viável esta pesquisa.
  4. Além disso, avaliar o conhecimento dos Orientadores disponíveis, também se torna fundamental durante a seleção do tema.

Em conclusão, todas estas variáveis são muito importantes para iniciar seu processo de escolha de temas para TCC em Psicologia. Procure ser objetivo(a), anotar as ideias em um papel ajuda a visualizar também e facilitar o processo.

Antes de iniciar com as sugestões de temas para TCC em Psicologia, é importante saber que esta área de estudo pode ser dividida em vários outros ramos, e cada um deles com as suas particularidades. O conhecimento destes ramos, é outro meio para facilitar a escolha do seu tema.

Quais as subdivisões da Psicologia?

Psicologia Clínica

Um psicólogo clínico concentra-se nos aspectos intelectuais, emocionais, biológicos, psicológicos, sociais e comportamentais do desempenho humano ao longo da vida de uma pessoa, em diferentes culturas e níveis socioeconômicos.

E pode ajudar a entender, prevenir e aliviar o sofrimento ou a disfunção psicologicamente causados e promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal de um indivíduo.

Psicologia Cognitiva

Este ramo analisa como as pessoas pensam, percebem, comunicam, lembram e aprendem em determinadas situações da vida.

Está intimamente relacionada à neurociência, filosofia e linguística. Pode contribuir para aumentar a assertividade, melhorar a memória ou como desenhar programas educacionais para aumentar o aprendizado.

Esta área da Psicologia é um pouco diferente de outras abordagens psicológicas, pois leva em consideração as crenças e motivações internas de cada indivíduo.

Alguns setores do conhecimento se associam com a Psicologia Cognitiva, como a percepção visual e auditiva, a inteligência humana, atenção, inteligência artificial, linguagem, lembrança, esquecimento, etc.

Psicologia do Desenvolvimento

É o estudo que analisa as mudanças psicológicas que uma pessoa sofre ao longo da vida, e está também relacionada ao desenvolvimento humano.

Vai desde bebês até idosos.

Ele também analisa as estruturas mentais inatas contra a aprendizagem através da experiência, ou como as características de uma pessoa interagem com os fatores ambientais e como isso afeta o desenvolvimento.

Psicologia da Saúde

Esta especialidade é bastante recente. Ela observa como a doença é influenciada pelo contexto comportamental, a biologia e o contexto social de cada um. Psicólogos da saúde geralmente trabalham ao lado de outros profissionais da área médica em contextos clínicos.

Psicologia Ocupacional

Os profissionais desta área são responsáveis por avaliar e recomendar melhoras no desempenho das pessoas no trabalho e em treinamentos.

Assim, conseguem ajudar a aperfeiçoar a eficácia e a eficiência, bem como a satisfação dos funcionários e sua retenção na empresa.

Psicologia Evolucionista

Este ramo da Psicologia analisa a evolução do comportamento humano em vários setores, como a linguagem, por exemplo, e como foi afetado durante a evolução da espécie de acordo com a teoria neodarwinista. Esta área ainda é muito nova no Brasil, e pode ser difícil encontrar bibliografia, no entanto, por ser desafiador, é possível que se torne algo bastante inovador um trabalho com esta temática.

Neuropsicologia

Está diretamente ligada à estrutura e função cerebral, no sentido que se ocorreu uma lesão neste órgão o Neuropsicólogo consegue avaliar e compreender em quais funções haverá danos, por exemplo.

Os resultados pode contribuir para o médico proporcionar um tratamento mais adequado e o indivíduo obter melhoras nos danos cognitivos.

Psicologia Social

O Psicólogo Social avalia como as interações do indivíduo com o meio influenciam seu comportamento e o comportamento de grupos.

Relaciona-se à conformidade, agressão, comportamento não-verbal, preconceito e liderança.

Psicologia Forense

Se aplica à Psicologia relacionada à investigação criminal e à lei.

Analisa os dados psicológicos que podem induzir um caso ou conduta e expor os achados no tribunal.

Além destes ramos da Psicologia temos Psicologia Militar, transcultural ambiental, educacional, de consumo e todos os dias surgem novos, de acordo com as demandas que aparecem.

(Fonte: https://cliapsicologia.com.br/o-que-e-psicologia-quais-os-tipos-de-psicologia-que-existem/)

Com estas ressalvas, escolher temas para TCC em Psicologia se torna muito mais fácil, não? Sabendo que área você se interessa, pesquisar um tema mais específico se torna muito mais simples. Entretanto, queremos facilitar ainda mais a sua pesquisa e selecionamos assuntos individuais que podem ser do seu interesse!

Lista com sugestões de temas para TCC em Psicologia

1)     Transtorno de ansiedade

Este tema é bastante atual e tem tido forte repercussão nos organismos internacionais, como é o caso da Organização Mundial da Saúde (OMS). A luz amarela foi acesa e o Brasil precisa estar atento, pois, segundo a OMS, somos o país líder mundial em transtorno de ansiedade. Por que isso está acontecendo? Quais são os sintomas desse transtorno? Como é o tratamento? Existem diferenças entre gênero, idade e classe social? Qual o impacto na economia e na qualidade de vida das pessoas? Estas são algumas perguntas que o estudante de Psicologia pode explorar no TCC de forma genérica ou, se achar importante, aprofundar em uma destas questões específicas.

2)     Acompanhamento psicológico de idosos

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2060 a população brasileira terá mais idosos do que jovens, o que é, na verdade, uma tendência global. Ao envelhecer, a pessoa terá que lidar com mudanças em diferentes aspectos de sua vida. Assim, para encontrar bem-estar nessa nova etapa, o idoso precisará saber lidar com essas alterações. A psicologia voltada ao idoso será importantíssima em auxiliar no enfrentamento das mudanças. É um nicho de estudo que vale a pena o aluno de Psicologia refletir e eventualmente abordar no seu TCC.

3)     A psicologia no contexto da escola pública brasileira: bullying, identidade de gênero entre os adolescentes, métodos de avaliação

Estudantes em fase infantil e adolescência, professores, direção, profissionais de serviços básicos, pais de alunos tornam a escola pública uma das instituições mais complexas da sociedade brasileira, humanamente falando. É o lugar perfeito para se aprender a lidar, entender e propor ações que respeitem a diversidade.

4)      Depressão pós-parto

Provavelmente, mais de 10% das mães, sofre desse mal. Este dado já é suficiente para entender a importância dos estudos psicológicos a respeito destes assunto. Já se sabe que quedas hormonais que ocorrem logo após o nascimento do bebê, são responsáveis pela depressão de uma maneira primária, mas fatores psicossociais também influenciam e muito no desenvolvimento deste distúrbio.

Um problema que afeta tantas mulheres e famílias, com certeza é um tema execelente para pesquisa de um TCC em Psicologia.

5)     Psicologia no ambiente de trabalho

Esta área focada na coordenação de pessoas nas empresas e organizações, cada vez mais se amplia à medida que as relações empresariais evoluem e mudam. Cada vez mais as empresas se preocupam com o bem estar do funcionário e qual empresa não gostaria de um integrante mais motivado e produtivo? Pois a Psicologia do trabalho influencia diretamente nas relações entre as pessoas para proporcionar um maior bem estar e manter o funcionário nos níveis desejados. O foco de um trabalho neste campo é amplo, tanto no recrutamento e seleção, como na gestão destas pessoas.

6)    A importância da identidade de gênero entre os adolescentes

Estudos polêmicos, se feitos com ponderação e muito baseados em estudos científicos, pesquisas e bibliografias recomendadas, podem ser temas de sucesso em um TCC em Psicologia. Este tema tão atual e que gera desconforto na sociedade pode ter muitas abordagens como forma de ressignificação e entendimento maior sobre o assunto.

7)      Distorção de valores e a sociedade em que vivemos

Analisar antigos valores sociais e compará-los com os atuais, pode ajudar a compreender caminhos futuros e trazer reflexões para o entendimento do que acontece à nossa volta. Propor alternativas de resgate aos valores ou de agregação dos novos, pensar como isto influencia diretamente os nossos jovens pode ser um grande benefício à comunidade e um tema para TCC em Psicologia de muita relevância.

8)      Estresse pós-traumático em policiais e militares

A reabilitação deste grupo, que acaba passando por tantos momentos difíceis e traumáticos, é uma área onde são frequentemente colocados em situações de muito risco. Encontrar a fonte do problema é importante para ajuda-los a lidar com estas situações da melhor maneira possível e pode ser um tema interessante para ser trabalhado.

9)     Síndrome de burnout no trabalho

Cada vez mais comum, esta síndrome acomete muitos empresários com alto grau de estresse por excesso de trabalho ou por não acreditar que consegue dar conta do trabalho pela complexidade ou por achar, que não tem capacidade de cumprir. Este assunto se encontra dentro do ramo da Psicologia do Trabalho e pode gerar uma depressão muito profunda.

10) Fases do desenvolvimento infantil

Tem-se cada vez mais prestado atenção a esta fase da vida. Sabe-se que o adulto é uma construção das suas experiências de vida e a infância é capaz de gerar traumas que podem durar uma vida inteira. Daí a importância do cuidado com esta época da vida.

11) Síndrome do ninho vazio;

12) Drogas na adolescência;

13) Repressão;

14) Psicologia do medo;

15) Treinamento de atendimento ao público;

16) Gravidez na adolescência;

17) Psicologia do Trânsito;

18) As dimensões da personalidade;

19) Papel do Psicólogo em uma relação abusiva;

20) Religião e Psicologia;

21) Pais que educam de acordo com a Psicologia Moderna;

22) Tratamento Psicológico para Obesidade;

23) O pensamento controlando o comportamento;

24) O trabalho com sonhos na terapia cognitiva;

25) Psicologia Positiva.

O que você achou? Acha que com estas informações conseguimos facilitar o seu processo?

Concluindo, estes foram alguns temas para TCC em Psicologia que podem ser abordados. Após a escolha, é muito importante que você realize um Pré-Projeto para o seu TCC. Ele ajuda muito para que consiga se organizar, pensar sobre suas demandas, gerir o tempo que você tem, o que vai precisar pesquisar e até mesmo apresentar como proposta para seu Orientador.

Esperamos ter ajudado nesta escolha tão importante de uma fase da sua vida que irá impactar todo o resto. E caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente clicando aqui, que teremos muito prazer em te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *