TFG Arquitetura Temas

  • Home
  • TFG Arquitetura Temas
TFG Arquitetura Temas

TFG Arquitetura Temas

TFG Arquitetura Temas: Saiba neste artigo tudo sobre áreas específicas da Arquitetura para que você pode desenvolver seu Trabalho Final de Graduação!

tfg-arquitetura-mackenzie

TFG em Arquitetura – Encontre aqui as melhores dicas para desenvolver o tema para um bom TFG em Arquitetura.

Neste texto vamos falar de áreas específicas dentro do campo da Arquitetura para que você posso desenvolver seu Trabalho Final de Graduação!

Em primeiro lugar, o trabalho final de graduação é um tipo importante de trabalho acadêmico, utilizado de maneira ampla e sistemática em nosso sistema educacional em cursos superiores e técnicos.

Desta maneira, o TFG é, frequentemente, utilizado como a forma de efetuar a avaliação final dos estudantes, para que desenvolvam uma pesquisa utilizando-se dos conhecimentos que obtiveram durante a graduação.

Deste modo, há diversas modalidades em que este trabalho pode ser realizado, sob a forma de uma monografia, de um estudo de caso, de um artigo científico, entre muitos outros.

O tema de seu TCC é o que vai guiá-lo em todo o trabalho, pois ele é basicamente o assunto do qual o seu trabalho discorrerá.

Neste trabalho, falaremos de maneira bastante específica sobre alguns temas de TFG em Arquitetura, demonstrando alguns temas que podem ser trabalhados nesta área.

ESCOLHA DO SEU TEMA PARA O TFG EM ARQUITETURA

Definitivamente, a escolha do tema de seu TFG será uma etapa essencial deste trabalho, e muitos estudantes enfrentam dificuldades para justamente encontrar um bom tema para que se desenvolva um trabalho satisfatório.

Portanto, dada a imensa quantidade de temas disponíveis para um TFG em Arquitetura, procuramos neste texto fornecer bons exemplos para o seu trabalho, desta vez de maneira concreta e exemplificada.

Anteriormente, a equipe da TCC suporte já forneceu algumas dicas importantes para o seu TFG em Arquitetura, e agora pretendemos exemplificar com temas relevantes e bastante específicos para o seu trabalho que podem ser tratados por trabalhos de conclusão de curso.
Aqui este artigo vamos afunilar as áreas para seu TCC de forma que você, estudante, possa ter exemplos de tams que podem ser trabalhadas na Arquitetura de formas diversas.
Deste modo, nós recomendamos que você leia aquele primeiro texto, antes te tudo. Lá, por exemplo, cobrimos uma quantidade mais gerais de dicas, que iremos agora resumir.

Temas para TFG EM ARQUITETURA: Relevância, Afinidade e Especificidade.

Em primeiro lugar, muitos professores e orientadores recomendam que, antes de tudo, o tema a ser escolhido seja um pelo qual o estudante tenha alguma afinidade.

Desta maneira, todo o tempo – que invariavelmente será de grande quantidade, pois os TFG’s exigem bastante do aluno – trabalhando com este tema, portanto com um tema que goste, o trabalho será muito mais fácil e leva.

De outra maneira, também busque um tema para o qual exista um abrangente material de pesquisa, para que sua base teórica seja sólida e específica. Os trabalhos finais de graduação, geralmente, tem de se focar em temas bastante específicos e particulares.7

Assim, também é importante que seu tema seja relevante para área de conhecimento da qual faz parte, agregando valor à área de conhecimento, de forma prática e também utilitária. Seu trabalho precisa ter potencial para servir de ajuda a outros estudantes e até profissionais da sua área!

conclusao tcc arquitetura

ATENÇÃO AO TEMPO!

Anteriormente, já demonstramos em Temas de TCC Arquitetura que a Afinidade, a Especificidade e a Relevância do seu tema serão os elementos mais importantes para a escolha dele.

Contudo, outra preocupação do estudante deve ser o tempo! Um trabalho final de graduação é um projeto que existe bastante compromisso e, de forma quase invariável, tomará uma grande quantidade de seu tempo livre

Deste modo, dedique atenção especial ao tempo disponível na pesquisa e na elaboração de seu Trabalho Final de Graduação,e use este parâmetro para a escolha de seu tema.

Novamente destacamos a importância da especificidade de seu tema: um tema muito abrangente também te prejudicará com a questão do tempo, que será muito melhor aproveitado se o tema tiver um escopo específico.

Deste maneira, preste muito atenção também em que condições você pretende realizar a sua revisão Bibliográfica.

ATENÇÃO À BIBLIOGRAFIA!

Primeiramente, uma atenção especial à bibliografia é importantíssima para a escolha do seu tema. É necessário saber se a base teórica para a pesquisa de seu tema é muito escassa ou não, o que tornará a produção de seu trabalho muito mais difícil!

Assim, destaca-se aqui a importância para a pesquisa do tema uma base teórica sólida e bastante desenvolvida!

Desta maneira, algumas ferramentas serão de grande ajuda para que você saiba quais as pesquisas que tem sido realizadas na sua área e aí sim você poderá ter uma ideia melhor do tema que deseja abordar.

Portanto, ainda mais no caso de um TFG em Arquitetura, a revisão bibliográfica será um elemento fundamental da sua pesquisa. Utilize, então, a bibliografia selecionada e relevante como um parâmetro para escolha de seu tema.

RESUMINDO: COMO ESCOLHER MEU TEMA PARA O TFG EM ARQUITETURA?

Vamos resumir aqui as dicas que demos sobre a escolha do seu tema.

  • Em primeiro lugar, muita atenção, em primeiro lugar, às normas e os regulamentos de sua instituição de ensino, bem como as normas da ABNT.
  • Deste modo, afunile seu tema em áreas mais especificas e particulares, tentando aprofundar-se em questões e situações mais concretas, para que seu tema não possua uma abrangência ou extensão desnecessária.
  • Desta maneira, uma boa dica será utilizar-se, portanto, duma abordagem interdisciplinar, que tente conectar mais de uma área de conhecimento na sua pesquisa, isto te ajudará a afunilar e especificar os eu tema.
  • Neste sentido, procure trabalhar em um tema que efetivamente vai colaborar em sua área, tanto no âmbito profissional prático quanto no acadêmico, buscando assuntos relevantes e de uso corrente em sua área.
  • Por fim, busque temas pelos quais você possua afinidade, para que seu trabalho seja mais leve e exija menos esforço e stress.

TEMAS PARA SEU TFG EM ARQUITETURA.

Neste texto, iremos trabalhar, portanto, alguns temas mais específicos para o seu TFG em Arquitetura, com uma abordagem mais exemplificativa do que você poderá trabalhar.

Separamos, assim, os seguintes temas, nos quais iremos nos debruçar a seguir:

  1. Arquitetura e a Edificação Penal
  2. Arquitetura e a Construção no campo da saúde
  3. A Arquitetura e o espaço educacional

Neste sentido, note que os temas selecionados pela nossa equipe tomam sempre a abordagem da interdisciplinaridade, um recurso bastante interessante para o afunilamento e relevância de seu tema para o TFG em Arquitetura. Também serão temas que levarão muito em conta o uso de seu tempo.

TFG EM ARQUITETURA: As Tecnologias Arquitetônicas dos Estabelecimentos prisionais e penais no Brasil.

Este trabalho poderá abordar, em primeiro lugar, os projetos arquitetônicos dos estabelecimentos penais, sob o ponto de vista do projeto e design arquitetônico.

Uma abordagem interessante será a de pensar projetos com o objetivo de construir edificações penais mais ajustados ao nossos sistema de execução penal. Sabe-se que, na atualidade, o conhecimento de concepção arquitetônica destes locais, no Brasil é bastante incompleto e insatisfatório das exigências que o Direito prevê para os presos e os apenados.

Assim, esta deficiência no conhecimento acarreta uma falta para o desempenho das edificações penais, que funcionam, hoje em dia, com verdadeiros mecanismos de desumanização. Seu projeto poderá visar uma tecnologia de projeto de edificação que sistematiza o conhecimento arquitetônico para os edifícios penais tornem-se mais eficientes, no quesito da segurança penitenciária, funcionalidade, conforto ambiental, a humanização dos presos, custos de construção numa relação entre a segurança e o respeito aos Direitos humanos dos apenados.

QUAIS OS OBJETIVOS DESTA TEMÁTICA?

Este projeto poderia se focar em: Definir vetores de modelagem na edificação penal, expor as demandas espaciais daqueles que utilizam o sistema penal (carcereiros e apenados), tentar elaborar um programa arquitetônico para o estabelecimento de edificações penais, verificar inconsistências e erros nos projetos vigentes de arquitetura penal, verificar também os impactos ambientais e econômicos deste tipo de abordagem, entre outros objetivos.

TFG em Arquitetura: Espaços arquitetônicos da saúde.

Neste sentido, pode-se abordar o modo como os espaços contemporâneos de saúde apontam, atualmente, para um novo tipo de design arquitetônico, visando uma relação mais humana com o usuário da edificação, para que todos aqueles estejam envolvidos no cuidado para com a saúde sejam valorizados de forma mais humana e concreta, já na concepção arquitetônica do tal edifício.

Assim, seu trabalho poderá abordar justamente a arquitetura dos espaços de saúde, ultrapassando a simples abordagem da composição formal e técnica dos ambientes, já que a arquitetura humanizadora passa agora a considerar também situações não construídas, focadas na grupalidade e nos valores e lações sociais.

Pode-se realizar também uma pesquisa exploratória e qualitativa, avaliando diversos estabelecimentos e unidades de saúde, ou algum deles em específico e como a arquitetura desses edifícios altera ou compromete a humanização dos pacientes.

OBJETIVOS DA TEMÁTICA

Os objetivos desta temática poderão ser, em específico: mostrar a relação que existe entre o ambiente hospitalar construído e a recuperação e cuidado da saúde dos pacientes usuários da edificação, especificar a diversidade dos usuários de ambientes hospitalares (pacientes, médicos, enfermeiros, etc), realizar uma caracterização físico-espacial dos ambientes de tratamento, diagnóstico, primeiros cuidados e, finalmente, avaliar se as características e configurações arquitetônicos destes ambientes levam em conta a temática da humanização deste mesmo ambiente.

TFG EM ARQUITETURA: A arquitetura no ambiente educacional.

De maneira específica, este tipo de abordagem poderá se enfocar nas relações entre a educação e processos de aprendizagem e as configurações arquitetônicas em que este processo de ensino ocorre. Seu projeto poderá abordar também como espaço arquitetônico numa instituição de ensino poderá afetar e agregar justamente aos espaços de educação pública, uma vez que é notório os problemas que enfrentamos neste âmbito, nacionalmente.

Uma abordagem interessante é justamente desenvolver novas estruturas físicas para a Escola de Ensino Básico, Fundamental e Médio que procuram favorecer o desenvolvimento humano dos estudantes, em seus âmbitos biopsicossociais e educacionais.

QUAIS OS OBJETIVOS DESTA TEMÁTICA?

Em primeiro lugar, seu projeto para o TFG em Arquitetura e educação seria o de elaborar um projeto arquitetônico para uma escola que leve em conta a sustentabilidade do ambiente escolar, bem como a humanização de seus usuários. Também poderá ter como objetivo a aproximação da comunidade urbana e a escola, em projetos que integrem a cidade e os espaços em torno da escola com o próprio ambiente escolar e proporcionar às comunidades espaços organizados, humanos e socialmente relevantes para as escolas.

OUTROS TEMAS PARA SEU TFG EM ARQUITETURA

  1. Arquitetura comercial e merchandising visual
  2. Projeto de uma vila rural
  3. Projeto de ampliação do metrô de São Paulo
  4. Projeto de um móvel
  5. Remodelação de um centro cultural
  6. A influência da arquitetura na produtividade no trabalho
  7. Arquitetura de uma penitenciária
  8. Redesenho de uma biblioteca
  9. Arquitetura e gestão de resíduos
  10. Projeto de abrigo para idosos
  11. Ciclovias e ciclofaixas
  12. Arquitetura sensorial para deficientes
  13. Aquário do Rio de Janeiro: uma análise da arquitetura
  14. Mobiliário urbano para praça
  15. Ambientes de aprendizagem mediados por computador
  16. Projeto arquitetônico para loja de roupas
  17. Preservação de patrimônio
  18. Arquitetura e Mercado Imobiliário
  19. A influência da arquitetura no aprendizado das crianças
  20. Revitalização de um mercado municipal
  21. Um olhar investigativo sobre Arquitetura Paramétrica
  22. Arquitetura de aeroportos
  23. Evolução das casas na cidade de São Paulo
  24. Projetos Arquitetônicos para os apartamentos funcionais

CONCLUINDO:

Os temas que podem ser trabalhados são muitos e diversos.

Nosso texto tinha como objetivo abordar alguns que podem ser trabalhados respeitando o tripé da Afinidade, Especificidade e Relevância para o tema, aliados a uma base teórica sólida e que poderão ser trabalhados temporalmente de forma eficiente. 

Esperamos que este texto seja de grande ajuda! Se foi, venha fazer parte da nossa equipe TCC Suporte!

A TCC suporte oferece, há anos, um serviço de consultoria acadêmica com uma super equipe de elaboradores que transformarão o seu projeto acadêmico numa pesquisa relevante e que te garantirá uma excelente nota e formação!

São mais de 10 mil trabalhos já desenvolvidos e, agora, esperamos pelo seu!

Entre em contato conosco clicando AQUI !

Conheça também o nosso Blog, em que nossa equipe, diariamente, postará e disponibilizará inúmeras dicas e informações sobre como bem desenvolver um projeto acadêmicos!

Bons estudos e esperamos por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *