TIPOS DE LEITURA

  • Home
  • TIPOS DE LEITURA
Shape Image One
TIPOS DE LEITURA

– Muitos estudantes enfrentam problemas durante a leitura dos conteúdos necessários para uma disciplina, uma prova, para a vivência escolar e acadêmica em geral. Hoje, vamos falar um pouco sobre leitura, e de algumas técnicas e tipos de leitura que irão otimizar o seu tempo de estudo!

Você nota que, com cada vez mais frequência, os conteúdos que tem de ser lidos para o seu vestibular, ou para a sua vivência escolar num curso de graduação são cada vez maiores?
Esta acumulação pode trazer a sensação de que é impossível ler tanto, em tão pouco tempo, e ainda assim absorver os conteúdos necessários.
Deste modo, buscando atender mais uma vez a uma demanda da vida acadêmica e escolar, vamos passar algumas dicas que podem melhorar em muito o modo como você lê, tornando-o mais eficiente.
Assim, vamos falar sobre alguns níveis de leitura e em que eles podem ser úteis para a sua vida de estudos.
Sabendo os diversos tipos de leitura, e em quais níveis eles estão, você poderá se engajar num texto de uma forma muito mais eficiente e compreensiva.
Desta maneira, ao conhecer os níveis de leitura você poderá apreender de forma mais eficiente tudo o que ele quer dizer.

TIPOS DE LEITURA – Como posso ler mais rapidamente?

Antes mesmo de conhecermos os diversos tipos de leitura, e seus níveis, para o engajamento em um texto, vamos tirar algumas dúvidas sobre a leitura rápida.
Muitos estudantes procuram saber como podem ler mais rápido, para poderem cobrir todo o conteúdo necessário para uma prova, um trabalho, ou mesmo para estarem alinhados com os conteúdos de seu curso de graduação.
A leitura rápida pode ser uma excelente ferramenta, mas não a confunda com a leitura dinâmica!
A leitura dinâmica se baseia na realização de um scan por entre as páginas, tentando retirar delas somente as informações mais essenciais.
Deste modo, esta é uma técnica que pode ser utilizada para uma ou outra aplicação, mas na vida escolar e acadêmica, o mais importante é uma compreensão mais integral e global do contéudo.
Portanto, não se preocupe tanto com a leitura dinâmica e tenha consciência de que a rapidez da leitura vem com a prática, e não com uma série de técnicas bem estabelecidas!

TIPOS DE LEITURA – Nível de leitura elementar

O primeiro dos tipos de leitura ocorre no chamado nível elementar.
A leitura elementar é o tipo mais básico de leitura, e o mais superficial. No entanto, ele jamais deve ser ignorado ou negligenciado.
A maioria das pessoas alfabetizadas deve realizar este tipo de leitura já com o máximo de proficiência, e ela já é realizada de maneira automática, em conjunção com a leitura inspecional, pela maioria dos leitores e estudantes.
Trata-se assim da leitura realizada por aquele que possui alfabetização funcional.
Isto é, a leitura em que se exerce a habilidade de juntar sílabas, compreender frases e orações e conseguir determinar quais são as informações contidas em um texto.
Deste modo, é um tipo de leitura que tem de estar completamente desenvolvido, quando chegamos a um curso de graduação, por exemplo.
É a leitura que basicamente identifica o que o texto está dizendo.

TIPOS DE LEITURA – A leitura em nível inspecional.

Além da meramente funcional, existem outros tipos de leitura. Conhecê-los vai proporcionar um entendimento e uma compreensão muito mais ampla e, ao mesmo tempo, especificada de qualquer texto.
O segundo tipo de leitura se encontra no nível inspecional. O nível inspecional se encontra no âmbito da primeira leitura.
Isto mesmo! Todo texto precisa ser relido, se o que queremos é uma compreensão integral das informações contidas nele.
A primeira leitura, portanto, tem duas fases.
A primeira delas é uma pré-leitura, em que o estudante ou leitor examina o texto: confere quem são seus autores, inspeciona o sumário (se houver), confere algumas das fontes bibliográficas utilizadas, etc.
Assim, a segunda fazer é o que chamaríamos de leitura rápida. Nesta primeira leitura o que importa é que simplesmente passemos pelo texto. Virão incompreensões e dúvidas, é claro, mas esse tipo de problema pertence aos outros níveis de leitura.

TIPOS DE LEITURA – A leitura em nível analítico

Os próximos tipos de leitura serão aqueles encontrados, em sua maioria, nas releituras.
Assim, o nível de leitura subsequente ao inspecional é o chamado analítico.
A leitura analítica é aquela em que o leitor deve, de fato, se engajar com o texto, ir para cima dele. É um nível de leitura ativa e não passiva, como as anteriores.
Deste modo, a leitura analítica é aquela se utiliza de certas ferramentas como anotações, resumos, exposição oral, fichamentos e etc.
É, de fato, uma análise do texto.
Assim, a leitura torna-se agora uma atividade um pouco mais complexa, que não depende apenas da presença do texto, mas de sua ação!
O nível de leitura analítico é aquele que, após realizado, pode nos tornar capaz, de fato, explicar o texto para alguém.
Deste modo, esta é uma boa maneira de testar a sua proficiência neste nível de leitura!

TIPOS DE LEITURA– O nível de leitura sintópica.

Agora, não se trata apenas de mera leitura, mas de um diálogo.
Dos tipos de leitura, o nível sintópico é aquele que se interessa não mais pela compressão do texto em si, mas de como aquele texto pode ser uma ferramenta para a sua compreensão do mundo.
Deste modo, o texto torna-se uma ferramenta pela qual você entenderá certos problemas, certas realidades, certos acontecimentos, etc.
A leitura sintópica, portanto, é a leitura dialogal de seu texto, comparando-o à outros elementos.
O mais comum é uma leitura comparativa com outros textos. Deve haver aí uma suspensão da opinião.
A leitura sintópica tenta realizar a defesa das teses ou ideias de um texto, em comparação com outros textos, com a sua vivência, com outros conhecimentos adquiridos, e etc!

FALE COM A TCC SUPORTE

A leitura é essencial para a sua vida acadêmica.
A acumulação de textos e conteúdos pode ser um grave problema para os estudantes que precisam realizar um trabalho acadêmico, por exemplo.
É por isso que a TCC SUPORTE vem oferecendo um serviço de consultoria acadêmica focado na sua aprovação e em seu sucesso acadêmico!
São mais de 10 anos de experiência e mais de 10 mil trabalhos realizados!
Para saber mais, clique AQUI! Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *